segunda-feira, 4 de abril de 2011

BIFE ACEBOLADO A MINHA MODA


Existem algumas coisas na cozinha, que parecem muito fáceis para as pessoas já acostumadas a lidar com as panelas no dia a dia; mas para os iniciantes, essas mesmas coisas, são grandes desafios!
Certo dia, quando estava almoçando com algumas colegas de trabalho, uma delas comentou que não conseguia fazer um bife acebolado gostoso! Porque a cebola sempre ficava sem gosto e ela não conseguia um bom resultado...

Confesso para vocês que meu bife acebolado começou a ficar “do jeito” há uns dois anos... Ou seja, estou cozinhando com freqüência, há 7 anos (quando casei) e durante 5 anos, o meu bifinho acebolado ficou devendo (rss), mas eu aprendi... Perseverei nas tentativas; e hoje eu vou mostrar para vocês como eu faço o bife acebolado aqui de casa.
Quem tiver uma dica, uma receitinha diferente, por favor, compartilhe com a gente aqui, porque eu a-m-o aprender, e bife acebolado, é um dos meus pratos preferidos !!!!!
Vamos à receita:
1. Carne:  A carne que você utilizar, sempre irá interferir no sabor, na textura do seu bife. Eu recomendo que use contra-filé ou alcatra... Às vezes uso filé mignon também, mas as duas primeiras opções são ótimas, e ultimamente o preço também está melhor! Mas, se você costuma usar outra carne para bife, ok... Vá no seu gosto.
Se você comprar a carne em peça inteira e cortar em casa, não corte muito fino, eu costumo deixar com a espessura de 1 dedo, mais ou menos... Assim, o bife fica mais macio e suculento!
2. Tempero: Eu tempero ao meu gosto, no olhômetro: com sal, cominho, chimichurri (informo o que é isso logo em seguida), pimenta do reino, alho amassado, limão e cebola...
O segredo do meu bife acebolado é: A Cebola que será refogada e servida junto com o bife, é a mesma que está temperando a carne. Eu fatio finamente várias rodelas de cebola, e enquanto ela está temperando o bife, ela também está recebendo todos os outros temperos... Isso faz a diferença, pois assim, a cebola não ficará sem gosto!

Na caminha de cebola e temperos... Hummm!!!!
P.S Gente, chimichurri, que mencionei, é um tempero misto que leva: salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta calabresa, louro, mostarda em pó, salsão. Eu compro no Hortifrutti (que é uma rede que vende principalmente verduras, frutas e umas coisinhas deliciosas )

Ok. Deixe os bifes marinando, descansando neste tempero, o máximo que vc puder, no mínimo meia hora... Se vc conseguir deixar 2 horas, fica ainda mais temperado!
Modo de Fazer:

Cebola aguardando para entrar na panela...
Deixe o bife bem limpinho, retirando a cebola e o alho que estavam temperando... Assim, eles não queimarão no fundo da frigideira.
(Reserve a cebola e o alho em uma travessinha, para ser refogada no final.)
Aqueça bem uma frigideira e coloque um fio de óleo (tem gente que faz com manteiga, mas eu prefiro óleo).  Frite os bifes. Lembre-se, se a frigideira for média ou pequena, frite no máximo 2 bifes de cada vez, assim, ele não soltará água e não ficará duro, solado ;-)
Conforme os bifes forem ficando prontos, vá colocando em uma vasilha fechada, para que se mantenham aquecidos.
Quando já estiver fritado todos os bifes, mantenha a frigideira no fogo e coloque a cebola reservada (o alho que estiver junto, entra na panela também). Deixe dar uma douradinha, e em seguida, coloque um pouquinho de água (uns 2 dedinhos, no máximo), esfregue bem o fundo da frigideira com a colher de pau, ou silicone, aquele “restinho” de carne que ficou ali no fundo, será incorporado pela cebola.

Neste ponto, o já está quase pronto...



Bem, quando a agüinha já estiver bem reduzida, coloque todos os bifes na panela, misture bem e sirva imediatamente... Com arroz, feijão, saladinha de tomate, e folhas!
Delícia! Sucesso garantido!
Beijos e uma semana abençoada para vocês!


8 comentários:

  1. Kelly! deu uma vontade de comer esse bifinho... hummm.. um bjo!

    ResponderExcluir
  2. Flor, saudade! Senti sua falta domingo!
    Esse bifinho é mesmo uma delícia! Faço toda semana (rss). Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. amiga esse bife parece que esta uma delícia.eu prefiro a alcatra ,quando o bife está dourado coloco um fio de vinagre a cebola e molho shoyo tampo a frigideira e desligo o fogo.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Hum... a dica do molho shoyo é ótima! Já usei vinagre também, mas no lugar do limão...
    Obrigada pela dica :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bife à Kelly! Essa receita é excelente e estou doida para tentar aqui em casa! (quero tentar tudo, repare) haha Bjus!

    ResponderExcluir
  6. rss... isso mesmo! É assim que tem que ser! Tenho certaza que vc nos surpreenderá! :-) Beijoka!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que cozinheira eficiente.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!