quinta-feira, 31 de março de 2011

Semana Ligth: Batata Assada em Cubos

Receitinha fácil de Batata Assada para incrementar seu almoço ou seu jantar de hoje!



*Faça da seguinte forma:
Para 2 batatas médias com casca, você utilizará duas colheres (chá) de azeite de oliva.
Corte as batatas em pequenos cubos e misture o azeite.  Tempere com uma colher (chá) de alecrim (caso vc não tenha alecrim, faça sem, fica bom também!)
Pré-aqueça o forno por aproximadamente 10 minutos.
Coloque as batatas em um tabuleiro, bem separadinhas. Coloque alguns dentes de alho com casca entre as batatas... Ele perfumará o prato e a sua cozinha!
Deixe assando por aprox. 30 minutos... Prove para ver se está boa...
Quando tirar do forno, tempere com um pouco de sal e queijo ralado. Em contato com a batata quente, o queijo dará uma leve derretidinha...
Sirva com um filé de peixe, ou um filé de frango grelhado e uma salada verde.





Dica para criar esta casquinha: Depois que ela estiver um tempo no forno e já tiver dourada na parte de baixo, vire colocando o outro lado no fundo do tabuleiro, assim, ela ficará dourada dos dois lados!

Tudo de bom!:-)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana Light: Salada de Frutas

Entrada da minha cidade :-)
Quando me mudei para cidade o Rio, senti a maior diferença em relação a minha cidade natal (Joinville/SC)... Tudo me surpreendia, tanto o que era bom e o que não era tão bom assim... Porque uma coisa é você conhecer as cidades, os países, como turista... Outra bem diferente, é você viver nesses lugares... Você precisa decodificar a cidade, as pessoas... Precisa dar o seu jeito (rss).  Não vou divagar sobre os detalhes, porque isso iria render uma postagem imensa!!!! Mas tudo isso produz em você amadurecimento, aprendizagem, tolerância ...
Bem, algo que sempre me fez falta, enquanto morei em apartamento no Rio, foi o quintal... O espaço de horta, de corda para secar roupa, de árvores frutíferas... Nunca imaginei que sentiria falta disso, diante de tantas novidades, coisas lindas para se ver, para comprar, a praia a disposição, museus, restaurantes, lojas...
Concluí o seguinte: A gente sai do interior, mas o interior não sai de dentro da gente (rss)... Eu sei,  vocês também já leram isso, ou algo semelhante em algum lugar; mas isso é muito verdadeiro para mim . Podemos mudar, nos adaptar, melhorar, piorar... Mas na essência... Somos o que somos, o que nos foi ensinado a vida inteira, o que “encucaram” na gente por 20, 25 anos...
Enquanto andava pelas calçadas, das ruas arborizadas do Rio (amo!), observava as árvores floridas, e as frutíferas... Na rua onde morei tinha um pé de carambola gigante, e logo cedo quando saía para pegar o metrô, no Flamengo, encontrava um amontoado de carambolas, que os porteiros dos prédios já haviam varrido... Caía tudo no chão de tão maduras! O perfume que ficava na rua era adocicado...

Rua zona sul do Rio... Elas são lindas: arborizadas; e esta tem fiação subterrânea!

Sem falar nas mangueiras... Ah! No sul não tem mangueira como aqui... (rss). Já comi muita manga do pé, e posso garantir, que o sabor é incomparável!
Onde vivo atualmente, tem muita goiabeira. Cansei de brincar embaixo de uma dessas, quando criança... Ah! Tempinho bom!
Foi assim que cresci: em meio a laranjeiras, pereiras, amoreiras, goiabeiras, bananeiras e tantas  outras “eiras”... E não morava em um sítio, simplesmente vivia no interior; onde tudo já mudou muito também, mas na minha memória continua sendo um lugar seguro, de amizades, com aromas, amores e saudades!
Para brindar as frutas, decidi postar a foto da minha última salada de frutas... Eu sempre faço e deixo na geladeira... Uma ótima opção de lanche, de sobremesa! Muito saudável e leve!

Bom demais!

Levou: caqui, kiwi, banana, maçã, mamão e suco de uma laranja! Para incrementar, eu costumo polvilhar um pouquinho de canela em pó e picar umas ameixas secas no meu potinho, pois não é todo mundo que curte frutas secas na salada!
Linda, fresquinha e deliciosa! Faça a sua você também!


terça-feira, 29 de março de 2011

IOGURTE CASEIRO

Há mais ou menos uns cinco anos  atrás, aprendi a fazer o iogurte natural caseiro. Desde então, tenho feito com regularidade aqui em casa.


Iogurte com frutas, mel e granola... Destaque no café da manhã aqui de casa!


Este é o verdadeiro Iogurte, não aquelas bebidas lácteas açucaradas, cheias de corante que compramos no supermercado, superartificiais!!!
Estava lendo nesses dias a respeito dos benefícios do iogurte para a saúde... O verdadeiro iogurte, possui  zilhões de Lactobacillus Bulgaricus, as tais bactérias vivas que proporcionam uma ótima disgestão.
Eu costumo guardar na geladeira por até 2 semanas (raramente isto acontece, pois consumimos muito aqui em casa). Utilizo muito em receitas de bolo, pães e sobremesas. É um excelente custo-benefício, pois com um potinho que você compra no supermercado, você prepara um litro de iogurte! Vou lhes ensinar a receita e logo em seguida, dou algumas dicas. Aproveito também para informar que quem quiser uma versão ligth, basta colocar o iogurte e o leite desnatados, e quando adoçar, pode usar adoçante comum.


Detalhe da textura que ficou desta vez :-)


Você usará:
1 litro de leite integral ou desnatado (já fiz com os dois)
1 pote de Iogurte Natural integral ou desnatado, de qualquer marca. (Eu gosto muito da marca Vigor, pois a textura fica melhor, mais firme!)
1 pote plástico, grande, com tampa

Como fazer:
1. Leve o leite ao fogo, e assim que levantar fervura, desligue.
2. Espere amornar. A temperatura correta é 110º. , mas se você for como eu e não tiver termômetro culinário em casa, faça o seguinte: a temperatura estará correta quando vc conseguir manter o seu dedo mínimo, dentro do leite por 20 segundos J
3. Despeje aproximadamente 1 copo deste leite morno em um pote (que deverá ser o pote onde vc armazenará o iogurte) e misture com o iogurte natural industrializado que estava reservado. Misture bem e vá acrescentando o restante do leite. Tampe o pote, envolva-o em uma manta, ou uma toalha de mesa, ou uma flanela, deixe bem fechadinho e guarde em um armário fechado. Deixe repousando, não mexa, por 10 horas (eu costumo fazer a noite, assim, de manhã já temos iogurte pronto).
4. Prontinho! Guarde na geladeira.

Dicas sobre como consumir:
- Bata um pouco no liquidificador com frutas. Eu já bati com pêssego em calda e morango... Ficou maravilhoso!  Adoce a gosto com açúcar ou adoçante. Batendo no liquidificador, ele ficará  uma bebida, perderá a cremosidade. Mas eu aprecio muito!!!
- Misture um pouco de iogurte com uma colher (sopa) de geléia de frutas vermelhas ou morango... Não mostre para ninguém, coma escondida (o) rss. É uma sobremesa leve, saborosa e chik!
- Coloque um pouco de iogurte em um potinho, acrescente salada de frutas, granola e mel... Très délicieux !!!
- Coloque um pouco na sua vitamina, no lugar do leite
- Acrescente nas receitas de bolo, no lugar do leite
- Faça uma gelatina com metade da água que pede na embalagem, quando estiver quase endurecendo, bata no liquidificador com uma xícara (chá) de iogurte... Fica espumosa!!!! Faça com gelatina de uva ou limão... São as minhas preferidas para esta receita!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Semana Ligth: Abobrinha Deliciosa

Declaro iniciada a Semana Ligth neste Blog!


Gente, daqui exatamente a um mês farei minha reavaliação funcional na academia, ou seja, saberei a quantas anda a minha massa muscular, qual o percentual de gordura que tenho no corpicho (ai, ai), saberei as medidas dos músculos cultivados com muito sacrifício ao longo dos anos (rss)...
Eu fico na maior expectativa para fazer a tal avaliação, porque ela diz muito a respeito da minha saúde também. Estamos cansados de saber (mas nem sempre lembramos): exercício físico é uma questão de saúde, não só de beleza.
Bem, a fim de contribuir para um bom resultado na tal reavaliação, vou começar uma dieta bem saudável por aqui. Não estou querendo perder peso, estou querendo deixar tudo bem equilibrado e me esforçarei para isso.
Quem tiver receitas e dicas para me passar, sou muito receptiva, viu gente?
Vencida a primeira semana, fica mais fácil partir para a próxima!
E nada de ficar só na folhinha de alface e frango grelhado, eu não agüento isso! A idéia é priorizar alimentos saudáveis, refeições planejadas e tentar diminuir a gordura nos alimentos, incluir itens saudáveis nas receitas...  A expectativa é essa: Dieta saudável e Qualidade de Vida.
Sábado, (sim: Sábado, porque se deixar para segunda-feira... Não rola!)  comprei tudo o que preciso: cenoura, aipim, batata baroa, batata, vagem, abobrinha, maçã, banana (2 tipos), laranja, uva, manga, kiwi, alface, tomate,  etc, etc, etc...
 Vamos ver o que vai surgir no Caldeirão (rss).


Hummmm!!!!

Hoje, eu vou postar uma receitinha bem fácil, de Abobrinha, que serve como acompanhamento, ou como um petisco, que vc pode servir antes do almoço, do jantar, junto com um queijinho temperado... Eu costumo comer como entrada do meu almoço mesmo... Enquanto eu mexo nas panelas (do feijão, do arroz, do bife...), eu já vou fazendo esta abobrinha e também já vou comendo para ir aliviando a fome ;-)
(Detalhe: Minha mãe, quando se deparar com esta postagem vai cair da cadeira rss... Ela não vai acreditar que eu estou comendo abobrinha!!! Eu fazia a maior cena para comer este legume em casa quando era criança! Ficava mais de uma hora sentada na mesa olhando para o prato e implorando para não precisar comer... É... Os tempos são outros... Meu paladar foi alterado (rss).)

Voilá!
* Você vai precisar de:  abobrinhas (com casca) fatiadas em rodelas fininhas, sal e temperinhos a gosto.
* Modo de Fazer:
Aqueça a frigideira com um fio de azeite (não encharque, pois ela vai absorver todo azeite que vc colocar!)
Vá colocando as rodelas de abobrinha, uma ao lado da outra, deixe dourar levemente um lado, e vire. Assim que dourar os dois lados, retire do fogo e tempere com um pouco de sal e alguma erva desidratada... Pode ser aqueles temperos mistos, ou pimenta calabresa, até mesmo alho desidratado...
(Eu uso o tempero chamado Chimichurri, que é uma mistura de pimenta calabresa, orégano, salsa, alho, cebola, tomilho, etc)
Gente, se deixar, eu como uma abobrinha inteira de uma vez... De tanto que eu gosto!
Muito saudável e prático! Faça e depois me conte o que achou.
* Informações Nutricionais da Abobrinha:
100 gramas de abobrinha cozida fornecem 28 calorias.
Rica em betacaroteno (provitamina A), é uma boa fonte de vitamina C e dos minerais cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.

* Propriedades Medicinais

Por ser rica em fibras, proporciona ao intestino um bom funcionamento, evita a prisão de ventre e diminui o risco de alguns tipos de câncer. É antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.
A abobrinha também deve ser usada nas papinhas do bebê, pois sua consistência facilita a digestão.


Beijokas! Amanhã tem mais Receita!


sexta-feira, 25 de março de 2011

SORVETE ARTESANAL

Gente, que alegria!!! O sol voltou com força total, dando um gostinho de verão no outono. Coloquei tudo pra fora (rss), cobertor, travesseiro, roupa de cama que estava guardada; deixei tudo no sol, renovando os ares! Uma das melhores coisas de se morar em casa e não apartamento, é isso: você ter muito espaço para colocar tudo no sol. Sempre que posso, coloco as roupas brancas para quarar... Sabe o que é isso? Nem todas sabem, mas quarar a roupa é colocar ela ensaboada no sol, para clarear! Depois de um tempo (uns 30 minutos), você tira e enxágua. Fica tudo branquinho! Minha mãe que me ensinou J


Bem, como voltou a esquentar, eu me senti motivada a postar uma receita de Sorvete Caseiro! É isso mesmo! Eu sei que hoje em dia está muito barato comprar sorvete pronto, que existem muitas e muitas marcas disponíveis no mercado, para todos os tipos e gostos... Mas vamos combinar: esses sorvetes industrializados levam muita gordura,  conservantes... Eles não são saudáveis... E preparar este sorvete em casa para sua família vai lhe render muitos elogios, pois ele fica cremoso, você vai usar ingredientes de boa qualidade, vai incrementar do seu jeito... Aqui em casa, o meu de chocolate já foi comparado com o Haagen-Daz (rss)... Usei cacau em pó de boa qualidade, pedacinhoos de chocolate meio amargo... Dei o meu toque!
Outros sabores já foram aprovados por aqui também, como o de Nata e Morango. Outros ainda serão testados. Vamos à receita da base, que eu consegui no blog Rainhas do Lar:
Ingredientes:

- 500ml de leite
- 1 colher (sopa) beem cheia de amido de milho (Maisena)
- 1 embalagem de leite condensado;
- 1 colher (chá) de liga neutra;
- 1 caixinha pequena de creme de leite gelado;
- 2 colheres de leite em pó Ninho; (já fiz uma vez sem este item e ficou bom)
- 1 colher (chá) de emulsificante;


Modo de preparo:
1. Primeiramente, você vai levar ao fogo o leite, 1/2 embalagem de leite condensado (guarde o restante na geladeira) e o amido de milho. Misture bem, como se fosse fazer um creme de pavê. Mexa até engrossar, mas a consistência fica parecida com um mingau. Leve ao freezer ou a geladeira, para esfriar.

2. Depois de frio (sem congelar), transfira para uma vasilha e bata com liga neutra por 5 minutos, em potência baixa.
3. Transfira esta mistura para um tabuleiro (desses de assar bolo) e leve ao freezer até congelar. Como o tabuleiro é de alumínio, ele permite que congele mais rápido, em menos de 3 horas já estará pronto para a próxima (última) etapa.

4. Depois de congelado, retire com uma colher as porções de massa, colocando na vasilha grande da batedeira. Adicione o leite condensado restante, o creme de leite, o leite em pó, o emulsificante e o sabor que você escolheu (logo em seguida, falo melhor sobre os sabores) e bata bem, até dobrar o volume. Transfira para recipientes com fecho hermético (vc pode utilizar pote de sorvete vazio, ou qualquer pote que deixe bem fechadinho) e levar ao freezer por aproximadamente 12h.
* RENDIMENTO: Aproximadamente 2 litros. Veja meus potinhos:
Um pote grande de 2 lt + um pequeninho :-)

* SABOR
Para fazer o sorvete de chocolate, acrescentei:
4 colheres (sopa) de chocolate em pó Nestlé ou Garoto + 3 colheres (sopa) de cacau em pó e meia barra de chocolate meio amargo picado. Você pode colocar o sabor e ir provando, até chegar no ponto que deseja. Cuidado para não exagerar, para que a receita não fique pesada.


Nos sabores: Morango e Nata! Cremosos!!!! Hummm!!!!

Para fazer o de Morango, e Nata eu comprei os saborizantes e acrescentei. No de Morango, acrescentei um pouco de geléia de frutas vermelhas que eu tinha em casa. Ficou 10!
Se vc não tiver o saborizante, pode usar um pouco de Nesquik sabor morango. Mas coloque aos poucos, cuidado para não exagerar, coloque uma colher de sopa, prove, assim, por diante. Se quiser pode fazer uma geléia de morango e acrescentar também.
* EMULSIFICANTE E LIGA NEUTRA:
Você compra os saborizantes, liga neutra e emulsificante em lojas especializadas em artigos para festas, essas lojas que vendem artigos para fazer chocolate, etc... Eu já vi no supermercado também. Paguei menos de R$ 3,00 em cada embalagem. No Rio, comprei nas Casas Pedro, no Saara! Veja a imagem das embalagens dos produtos que comprei:



Gente, quero deixar bem claro que eu não aboli os sorvetes industrializados aqui em casa, é claro que quando necessário, eu continuo comprando, principalmente em emergências (rss), mas também tenho procurado deixar no freezer um pote deste artesanal, pois o sucesso é garantido :-)
Algumas vezes também vou à Sorveterias, adoro os sorvetes italianos... rss.

É isso gente! Usem a criatividade, façam as combinações, e depois, me contem, como ficou!
Um final de semana abençoado para vocês!
Bjs!


 

quarta-feira, 23 de março de 2011

IMÃ DE GELADEIRA

Gente, se tem uma coisa que eu amo de paixão, são os imãs de geladeira (rss)... Eu acho um charme... Sempre que eu ou meu esposo viajamos, eu procuro um imã da cidade para comprar rss... Mania de dona de casa...
Lembro que quando ainda era solteira, estava na fase de fazer o enxoval, eu já comprava esses objetos para decorar minha futura cozinha...
Vou mostrar para vocês os meus preferidos,aqueles que eu fico muito trsite quando sai uma lasquinha, que representam algo para mim:


Esses são os internacionais preferidos: Turquia,  Chipre, Portugal, Miami,
China, Singapura e Holanda



Esses são alguns os nacionais fofinhos: Joinville/SC (minha terrinha),
Tiradentes/MG, Fortaleza / CE, Paraty / RJ/, Angra /RJ 


DETALHES:


Esse tamanquinho Holandês é uma fofura, material bem resistente, pois já caiu várias vezes :-(
 e não quebrou :-).  Ganhei de uma amiga muito querida, Fernanda, que trabalhou comigo...
Fofo demais, e é uma lembrança dela, também!

Esta linda orquídea, pintada a mão, é símbolo da minha cidade natal...
Ela tem destaque especial na minha geladeira... Todo mundo nota!





Acho esses dois  de Istanbul lindíssimos... Presente do marido :-)

Este, achei superdivertido! Comprei em Miami, na Pequeña Havana (rss)... Adoro!


Bem, tenho outros que ganhei, que gosto, mas não dá para colocar tudo aqui, então, vou postar somente esses para vocês conhecerem um pouquinho da minha cozinha :-)
E sempre estou renovando, pois com o tempo alguns quebram, outros desbotam, alguns ficam com o imã cansado (rss).

Beijinho, e uma ótima 5ª feira para vocês!

segunda-feira, 21 de março de 2011

CABELOS: ACQUAFLORA, VICTORIA SECRET & LOREAL


Outono...

Gente, o outono realmente chegou... E junto, veio uma chuvinha fininha... Um friozinho bom...Sempre preferi o inverno ao verão, porque é  mais aconchegante,  a gente sempre está bem vestida,  e também porque gosto de fazer um tricô (rss)... Sem contar, é claro, que no frio, comemos aquela massinha, o fondue,  chocolate quente,  vinho, comidinhas da roça nas festas juninas... Ai, ai... Nem me fale!
É claro, que quando se vive em uma cidade de praias, com cara de verão, quando chega o final do inverno, a gente já está morrendo de saudade de um sol, uma temperatura mais elevada...  O segredo é curtir o melhor de cada estação, não é mesmo? Dando graças em tudo, pois Deus fez tudo perfeito!
Vamos falar de beleza...
Quem desfruta de uma grande vantagem nesta época do ano são os cabelos... Sim, pois o sol, a água do mar, água da piscina, ressecam os fios, deixam aquele efeito vassourinha nas pontas. Então, é bom que eles ganham uma folga nesta estação.
Queria compartilhar com vocês a respeito de uns produtinhos que venho utilizando:

Vamos lá: Força na Peruca, Potência no Laquê!
Ano passado eu estava “desesperada” atrás de shampoo e condicionador que fossem  bons de verdade, para o dia-dia...
Meu cabelo não é difícil de domar, ele é forte, os fios são resistentes; ele é “jeitosinho”, não tem química nenhuma, nunca pintei, nem fiz essas escovas definitivas (apesar da tentação, pois são tantas opções, né meninas)... Mas estava meio largado, tadinho... Então, eu cortei e pedi uns conselhos para a cabeleireira... Ela disse para eu comprar alguma coisa mais profissional, sem sal, essas coisas... Como eu estava de viagem marcada, pensei: Vou comprar umas coisas ótimas para a cabeleira... Mas acabei comprando poucos produtos para cabelos, trouxe outras coisas e deixei passar a oportunidade...
Mas o que comprei valeu a pena:
1) Shampoo e Condicionador: Loreal,  EverStrong, para combater o frizz e conquistar fios mais resistentes.

Achei excelente! O cabelo fica bem macio, hidratado, brilhoso.


Shampoo e Condicionar para Cabelos Secos
 


2) Também comprei um kit da Victoria Secret, que é de pirar... O perfume é maravilhoso.... Como tudo da Victoria Secret. O nome da linha é SO SEXY, comprei: shampoo, condionador, Serum de brilho, um Spray para pentear e um mousse para moldar o cabelo  e um creme de hidratação mais profunda...

Resultado:  Maciez, Brilho e o cheiro maravilhoso que te acompanha... Tudo de bom!

Sem contar o preço, que tinha aquelas promoções maravilhosas: 3 produtos por vinte e quatro dólares...Aproveitei!
Mas como comprei só um item de cada, eu uso só uma ou duas vezes vez na semana (hehehe)...
 3) O que tenho usado no dia-dia e tem em deixado muito satisfeita, são os produtos da Acquaflora... Para mim, é o que tem de melhor na farmácia...
Os produtos são ótimos, fórmula sem sal, os preços são bons, é claro que não é tão barato quanto um shampoo comum, pois ele a linha é profissional, mas já encontrei os cremes e shampoos a partir de R$ 16,00...
Rende muito, o cheiro é ótimo, proporciona maciez, brilho, balanço... Esta semana fui fazer escova e a cabeleireira elogiou...
Usei 3 linhas: Hidratação Intensiva, Controle de Volume e  Sol, Mar e Piscina.
Hoje, eu prefiro a linha Acquaflora aos produtos da L'oreal.
Site da Acquaflora: http://www.acquafloracosmeticos.com.br/

Este é o meu queridinho!

LINHA CONTROLE DE VOLUME:


Uso e recomendo!





sábado, 19 de março de 2011

BOLO DE FUBÁ CREMOSO


Se você quiser uma receitinha surpreendente, então siga a minha dica e faça este bolo...
Ele é uma delícia e agrada a todos que curtem um bolinho com café, em uma tarde tranquila  ou em uma manhã de domingo...


Fonte

Bata no liquidificador:
4 ovos
 2 colheres (sopa) de manteiga
 1 ½ xícara (chá) de fubá fino
 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
 1 colher (chá) de canela em pó
100 g de coco ralado

4 xícaras (chá) de leite (você pode substituir 1 xícara de leite de vaca, pela mesma medida de leite de coco)
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado
Assim que ficar uma mistura homogênea (ela fica bem líquida, devido à quantidade de leite), junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture rapidamente na opão pulse  de seu liquidificador.
Leve para assar em forno pré aquecido em forma redonda com buraco no meio(tipo forma de pudim) . Vai assar por aproximadamente 45 minutos em forno médio (quando vc enfiar a faca e a mesa sair limpa, o bolo estará pronto).
Aguarde amornar e desenfome.
Assim que esfriar completamente, peneire sobre o bolo açúcar e canela.

Quando cortar, verá que o bolo assou e se distribuiu sozinho, em 3 camadas...

Sirva com um café bem quentinho passado na hora!
 Fica com cara de tarde de interior!
Beijinhos 




sexta-feira, 18 de março de 2011

Promoção!!! Livro Receitas: Dona Benta: Comer Bem (Edição Especial)

Oi Pessoal!
Hoje recebi um e-mail do blog do Mauro Rebelo (Blog: Bem Comer), a respeito de uma promoção do site Submarino, o livro: Dona Benta, Comer Bem, de R$ 129,90 por R$ 29,90.



Eu comprei o meu, no final do ano passado, por R$ 39,90.
Ele é um clássico da cozinha brasileira; tem tudo que vc possa imaginar...
Deve ficar em um lugar bem especial da biblioteca, pois são muitas páginas, é meio pesado e a capa não é muito resistente. Mas eu não me arrependo de ter comprado, pelo contrário... O conteúdo é muito precioso! E o preço está convidativo...

Não sei até quando a promoção é válida...

Para comprar acesse:
http://www.submarino.com.br/produto/1/22722461/?franq=297021

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:
  • Dona Benta : Comer Bem [Edição Especial Completa]

    Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos desde o lançamento em 1940, o livro de culinária mais querido dos brasileiros teve pesos e medidas ajustados ao paladar dos novos tempos. Uma reformulação completa para facilitar o prazer de cozinhar. Tudo isso sem alterar a essência das receitas, que fazem sucesso do norte ao sul do País há mais de 60 anos. Como a abertura das importações pôs na mesa ingredientes que antes eram raridade ou nem existiam no Brasil, foram incluídas 200 sugestões de sabor contemporâneo, todas testadas pelas mãos do chef Luiz Cintra. São tentações como o apetitoso risoto italiano de cogumelos secos e um "tiramisu" de dar água na boca. Para completar, alguns clássicos brasileiros e internacionais aparecem pela primeira vez nas páginas do livro: arroz de carreteiro, caldinho de feijão, cambuquira, filé ao molho de mostarda e "crepes suzettes". Recheado com mais de 1.500 receitas, Dona Benta : Comer Bem [Edição Especial Completa] está ainda mais essencial para quem adora a arte de cozinhar. Um livro definitivo, para esta e para as futuras gerações. 
  • Número de páginas: 1120
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Grande
Forte abraço, e um final de semana de descanso para todos!

segunda-feira, 14 de março de 2011

LASANHA DE MANDIOQUINHA / BATATA BAROA

Semana começando, acabou a folga! Voltando à academia, colocando  casa em ordem, voltando à dieta...
Chocolates agora, só na Páscoa (cof, cof)... Quem lê, jura que é verdade... Que menina equilibrada!
Bem, mas vamos ao que interessa:

Lasanha de Mandiquinha / Recheio Frango
 
Vou passar para vocês uma receitinha deliciosa que agradará em cheio sua família. Além de deliciosa, ela é bem prática e saudável. Trata-se da Lasanha de Mandioquinha, que aprendi a fazer no blog Rainhas do Lar.
Já fiz em duas versões, com recheio de carne moída e com recheio de frango desfiado. Ambas foram aprovadíssimas aqui em casa.

Mandioquinha, Batata Baroa, etc

Para quem não sabe, a Mandioquinha a que me refiro é aquela também conhecida como Batata Baroa, Batata Salsa, Cenoura Amarela etc... É essa da foto ao lado.
O que eu gostei na receita, é que ela não pede aqueles molhos calóricos, gordurosos... As camadas se resumem em mandioquinha, recheio da carne de sua preferência e é finalizada com uma camada de fatias de queijo mussarela.
O cheirinho que fica na cozinha enquanto ela gratina, é de fechar as portas...
Vamos à receita:
Você vai usar:
Mandioquinhas (aproximadamente umas 6 unidades em tamanho médio)
Recheio de carne ou frango (mais a frente eu comento como faço o meu recheio)
Azeite, sal e pimenta-do-reino para temperar
Como fazer:
1.       Unte um refratário com azeite
2.       Rale a mandioquinha (crua) em rodelas beeeemmm fininhas(tipo batata chips), e coloque no fundo do refratário untado. Faça uma camada generosa (conforme abaixo)

  
3. Regue com azeite de oliva, tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto
4.       Cubra com o recheio
5.       Faça mais uma camada generosa de rodelas de batata, temperando novamente com azeite, pimenta-do-reino e sal
6.       Cubra com fatias de queijo mussarela e leve para gratinar, por aproximadamente 20 minutos em forno pré-aquecido, em temperatura alta.
Sirva com uma salada.
*Dicas:
É muito importante que o recheio não seja muito molhado, se fizer de carne moída, faça um refogado de cebola, alho, junte a carne moída (aproximadamente 400 g), acrescente alho poró, pimentão picadinho, tempere com sal, cominho em pó, pimenta-do-reino, extrato de tomate e pronto! Faça bem temperadinho!
O mesmo vale para o recheio de frango: Cozinhe o peito de frango (peito de 500 g desossado), desfie, refogue com cebola, alho, alho- poró, eu costumo temperar com noz-moscada, cominho em pó e pimenta do reino. Acrescente o extrato de tomate...


Travessa de Cerâmica

O refratário que você utilizar também interfere na aparência do prato, eu já fiz em travessa de vidro e cerâmica. Preferi a cerâmica, porque fica um gratinado mais bonito, com picos dourados, lindos!
* Informações sobre a Mandioquinha:
- É um tubérculo, rico em fósforo e vitamina A e muito digestível, muito utilizada na alimentação de crianças e idosos.
- Ela não tem alta durabilidade, compre as mais firmes e menores, guarde na geladeira, consuma na semana que você comprou.

É isso gente! Receitinha saborosa,saudável, rápido e fácil de preparar... Se alguém testar, por favor, comentem aqui , contando pra gente como ficou!
 Uma ótima semana para vocês,
Seja Deus gracioso para conosco e nos abençoe” Salmos: 67.1