A bebida ideal para acompanhar uma refeição, principalmente no inverno, é o vinho.
No inverno é muito comum sermos convidados para um "Queijos & Vinhos" junto a amigos, ou um Fondue a dois (ou entre amigos), um jantar com uma massinha...
Tudo isso fica ainda melhor se for acompanhado do vinho ideal.
Aqui em casa, eu não sou a pessoa quem escolhe a melhor garrafa, essa função é exclusiva do meu marido, que gosta e tem mais conhecimento a respeito do assunto.
Minha função preferida é preparar o prato, arrumar a mesa, as taças... Essas coisas...
Confesso que não bebia vinho até um tempo atrás, mas com o passar do tempo fui me acostumando e entendendo a perfeita harmonia entre o vinho certo+refeição... A experiência gastronômica é outra... Muito, muito, melhor!
Mesmo não sendo a responsável por eleger a melhor garrafa, eu me interessei em aprender algumas coisas, e vou compartilhar com vocês. (Tenho certeza que aquelas mulheres nascidas e criadas em mil novecentos e antigamente, sabiam isso tudo, porque aprendiam em casa com a mãe... Pelo menos não pagavam mico. Bom pelo menos hoje em dia temos o Google para aprender algumas coisas rss)
Você sabe como servir o vinho? Qual taça usar, para que usar um decantador, quando abrir a garrafa, a temperatura ideal, qual a quantidade que deve-se colocar na taça?
Bem, vamos por partes, mas vale a pena aprender, porque na vida, todo conhecimento é válido, e mesmo que você esteja entre amigos, com seu marido, ou sozinha, todo cuidado valoriza o momento, e servir vinho no copo de requeijão não tá com nada, né amiga (o)? Vamos aprender!
- Qual taça devo usar?
Apesar de gostar muito de taças, eu ainda não tenho todas que gostaria de ter.....
Dicas Gerais: A taça deve ser lisa, sem ornamentos, com um pé alto, o lado externo da taça onde está a bebida, não deve ter contato com a palma das mãos p/ que a temperatura do vinho não seja alterada.
Vinho Tinto. Quando você servir vinho tinto, a taça correta é aquela alta e mais larga... Por que? Gente, o vinho é uma ciência... rss . Vinho tinto ele tem uma concentração maior de aromas e sabores, por isso, ele precisa "respirar" mais, sendo assim: ele precisa de espaço! Essa taça proporciona o espaço que ele precisa para a respiração.
Você vai encontrar um modelo mais bojudo e outro um pouco mais fechado em cima, conforme as fotos abaixo. Não entrando muito em detalhes, eu vou tentar resumir aqui pra vc:
A taça mais fechadinha, chama-se Taça Bordeaux. Ela é indicada para vinhos mais "encorpados" (uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat entre outras). Elas são bojudas embaixo, mas em cima, ficam mais fechadas para reter mais o aroma do vinho.
O outro modelo, também para o tinto, chama-se Taça Borgonha. É larga embaixo e mantém-se assim até em cima... Esse tipo de taça é indicada para servir vinhos mais complexos! Ou seja, são vinhos que precisam respirar ainda mais. E se você perceber, essa taça permite que seu nariz tenha mais proximidade com a bebida! Interessante, não é mesmo? A outra taça leva a bebida diretamente para sua língua, mas esta, permite que seu nariz "sinta" mais intensamente o aroma deste vinho...
Vinho Branco e Rosé:
O corpo da taça do vinho branco é menor em relação à taça de vinho tinto. Motivo: Ele é um vinho mais frutado e precisa de uma temperatura mais baixa, ou seja, é servido mais geladinho. O fato de ser uma taça menos alta que a do vinho tinto, faz com que a pessoa receba imediatamente a bebida sinta mais claramente as notas de frutas do vinho.
Em relação ao vinho rosé, a taça é parecida com a de vinho branco, a diferença está na abertura da taça, ela é mais bujuda... Isso ocorre, porque o rosé tem elementos do vinho branco (aroma) e tbm do vinho tinto (tanino). Mas, se você não tiver essa taça específica, utilize a taça para vinho branco, que é a mais apropriada!
Deu para entender as diferenças das taças?
Então, se puder, procure ter um jogo dessas taças (cristal, por favor) para a perfeita degustação de seu vinho!
São os pequenos detalhes que valorizam os grandes momentos... Suas escolhas, sua delicadeza expressam sua consideração, seu cuidado com aqueles que você ama.
- Quanto Servir?
Por favor, JAMAIS encha as taças! Para o vinho tinto, preencha apenas 2/3 da taça e vinhos brancos, não passe da metade! Regra de etiqueta e para melhor respiração do vinho.
- O que é e para que serve o Decantador?
O decantador é usado para servir o vinho tinto, principalmente os mais antigos. Como o vinho tinto é uma bebida que deve ser aberta antes de servir á mesa, o decantador é o recipiente adequado para proporcionar ao vinho, a respiração adequada. Essa passagem da bebida da garrafa para o decantador também serve para purificar o vinho. Nunca despeje toda a garrafa, você deve colocar apenas um pouco de vinho, conforme as imagens abaixo.
Vou ser sincera e sensata: Se você não tiver um decantador, tudo bem, quando puder, compre um bem bonito que vai dar um charme na apresentação da bebida... Essas coisas, a gente vai comprando conforme nossas prioridades são supridas/atendidas. Eu comprei um de presente para meu marido... É uma opção para quem aprecia! Veja alguns modelos para você conhecer...
- Temperatura Ideal:
Vinhos brancos e rosés devem ser servidos em temperaturas mais baixas, entre 8º e 12 º, já os vinhos tintos, a temperatura deve ser ambiente!
P.S: Acho que vale a pena complementar dizendo que existe um termômetro que vc compra para medir a temperatura do vinho. Algumas lojas vendem um kit de abridor+termômetro, muito legal até p/ presentear. Mas você encontrará o termômetro avulso para vender, a partir de R$ 10,00 na internet... Esse preço varia até R$ 60,00 + ou -.
- Quando abrir as Garrafas:
Abra a garrafa de vinho branco no momento que for servir e as garrafas de vinho tinto 30 minutos antes de servir.
Gente, por hoje é isso... Espero ter ajudado. Se você quiser saber mais, vou indicar dois sites bem interessantes, que explicam detalhadamente os vários aspectos dessa bebida: Clube de Vinhos e o Revista Adega
Um brinde à vida, aos amigos,
a todas as benção
que temos recebido!
Bjs!