Se você já morou ou visitou uma cidade pequena de interior, possivelmente
já provou uma comida feita no fogão a lenha...
O Sabor é especial, não é mesmo?
Lembro de minha infância... Minha mãe tem uma vizinha que é maravilhosa, a tia Lola. Ela tinha e tem até hoje (acredito), um fogão a lenha antiguíssimo, além do forno a lenha também, em uma cozinha de chão batido, de uma casa centenária.
Tia Lola gentilmente oferecia seu fogão a lenha para minha mãe cozinhar seu feijão e o forno para que assasse o pão... (Eu fui uma criança feliz! Criada em meio às delícias da cozinha interiorana... Das festinhas na garagem de casa, do bolo de aniversário feito pela mãe, das frutas colhidas no pé, e das verduras vindas da horta).
Estou lembrando isso tudo, porque hoje é segunda-feira, e é justamente na segunda-feira que se costuma cozinhar o feijão para a semana... Minha mãe fazia no fogão a lenha, mas eu, bem...
Faço no fogão a gás, na panela de pressão como todas as pobres mortais da “civilização” (rss).
Feijão é algo simples de se fazer, e é bom que com o tempo a gente acaba imprimindo nossa maneira de fazer nele... Os temperos, as carnes, etc.
Quando casei, nunca havia cozinhado feijão! Por isso, foi um desafio para mim, preparar este prato genuinamente brasileiro...
E vamos combinar: não existe nada melhor do que o arroz+feijão+uma carne (vermelha ou branca) + uma saladinha... Tudo de bom!
Como eu faço o meu Feijão:
O que eu uso: feijão preto, água, um pedaço de paio, um pedaço de carne seca, sal, pimenta do reino, cominho em pó, cebola, alho, óleo
Rendimento: Somos em duas pessoas aqui em casa, a quantidade dá para umas 4 refeições. Mas isso vai variar do quanto vocês comem feijão em sua casa (rss).
Marca de feijão que geralmente compro é Carreteiro ou Máximo. Eu decidi por essas marcas olhando o visual do produto. Os grãos bem pretinhos e gordinhos me atraíram.
Quantidade dos Ingredientes:
1 xícara daquelas grandes (250 ml) para medir a quantidade de feijão.
4 xícaras (a mesma que usei para medir o feijão) de água p/ cozinhar
1 paio médio cortador em rodelas grossas
1 pedaço pequeno de carne seca (um naco de carne que mede + ou – a metade da palma da minha mão)
1 cebola pequena bem picadinha
6 dentes de alho amassados (eu adoro alho, por isso, capricho bem na quantidade)
1 colher (sopa) de óleo
2 folhas de louro
Pimenta do reino, cominho em pó e sal a gosto (lembrando que o sal às vezes eu nem acrescento, pois a carne seca já é bem salgada e ela salga o feijão)
Louro Desidratado |
Carne Seca |
Paio |
Alho & Cebola |
Comece escolhendo o feijão. Retire os grãos que estiverem machucados, quebrados, e se tiver pedrinhas, tbm retire-as, é claro.
Depois disso, coloque o feijão em uma vasilha com água e deixe de molho, por 1 hora aproximadamente.
Escorra e coloque na panela de pressão com as 4 xícaras de água, com as folhas de louro, com o paio e a carne seca.
Ligue o fogo e depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos.
Desligue o fogo e deixe sair toda a pressão da panela.
Enquanto isso, refogue em uma panela a parte, com uma colher (sopa) de óleo, a cebola e o alho. Deixe murchar/refogar bem. Desligue o fogo e reserve.
Abra a panela de pressão (quando já estiver saído toda a pressão, é claro!!!!), retire com uma escumadeira os grãos do feijão e amasse com um garfo dentro de um prato. Eu faço isso com quase todos os grãos. E acrescente ao refogado de cebola e alho. Neste momento o fogo deve estar ligado.
Junte o caldo e se precisar, coloque um pouco mais de água quente.
Mexa bem, junte os temperos: pimenta do reino e cominho em pó e prove o sal. Se estiver salgado pela carne seca a seu gosto, nem precisa incluir o sal. Descarte a folha de louro.
Pronto! Seu feijão está prontinho para ser saboreado!
Agora...
Mande sua dica pra mim de como você faz seu feijão...
Eu vou adorar ver seu comentário aqui!
Beijos, ótima segunda-feira... Né Garfield?!
PS: Imagens da internet.