quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SUA FAMÍLIA TEM ALGO A DIZER...


Escrevo neste blog, basicamente para mulheres! Sei que cada uma de vocês é especial, com suas próprias qualidades, sonhos e realizações. Creio também, que todas, apesar das diferenças, prezam por algo em comum: A Família.
Quando dentro de nossa casa as coisas não andam muito bem, tudo parece perder o brilho. Mas é muito bom saber que existe Esperança para todas as famílias da terra. Família é um projeto de Deus, por isso, Ele sempre estende suas mãos para nos ajudar, para mudar o rumo do que estiver errado... 
Então, hoje, gostaria de compartilhar um pouco a respeito de Relacionamento Familiar, sobre como podemos cooperar com o propósito de Deus dentro de nossas casas, através da expressão do Seu Amor.

Voilá!

Em nosso relacionamento familiar revelamos muito a respeito de quem de fato somos! Ninguém nos conhece melhor do que aqueles que vivem conosco! Sob esta ótica, podemos concluir que o que nossos maridos, pais, irmãos, filhos pensam a nosso respeito é altamente revelador sobre o que somos!

Muitas vezes, em outros círculos de relacionamento somos bem aceitas, somos admiradas, e nos comportamos de maneira doce e gentil... Mas dentro de nossa casa nem sempre é assim...

Como mulheres que temem a Deus, temos um modelo para seguir, que nem sempre é o mais fácil, mas com certeza, é o modelo de um caminho sobremodo excelente! O padrão de Deus sempre é o melhor, o mais elevado! 

Podemos influenciar nossa casa tanto para a vida, como para a morte. E quando falo de vida, falo da vida de Deus, e quando falo de morte, é de morte espiritual...

Pensar em que tipo de sentimentos temos despertado naqueles que vivem conosco é um bom exercício para nos avaliarmos.

O que será que nossas atitudes e reações estão gerando naqueles que nos cercam? A mulher virtuosa, aquela descrita em Provérbios 31, é uma mulher elogiada em sua própria casa pelo seu marido e filhos! 

"Seus filhos se levantam e a elogiam: seu marido a elogia dizendo: Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera" (Prov. 31:28-29)

Lemos também, que ela é mulher sábia em seu falar, e que ensina com amor...(Prov. 31:26)


Certas palavras e gestos podem provocar: raiva e baixa auto-estima em seus filhos; descontentamento e desmotivação em seu marido; tristeza e desânimo em seus pais; afastamento de seus irmãos. Mas em compensação, o contrário disso, gera esperança, amor, vida, desejo de proximidade, sentimento de importância.

Algumas pessoas são constantemente convidadas para círculos de intimidade, são as mais procuradas para aconselhar, para estar mais pertinho! Em casa, são reconhecidas como confiáveis, bondosas e sábias. Certamente, essas são aquelas pessoas, que atraem pelo amor, pelo respeito, pela sabedoria, pela generosidade... 

Saiba que críticas constantes, palavras duras, tom de voz alterado, ordens e mais ordens, tornam-nos pessoas insuportáveis, pessoas que não são amadas, apenas suportadas e toleradas, simplesmente porque não existe outra opção.

Considerar o outro mais importante, considerar o outro em amor, trazer palavras bondosas é o caminho sobremodo de excelente de Deus, é o elevado padrão de qualidade Dele para nossas vidas.

Talvez, hoje, você se sinta incompreendida dentro de sua casa, e o cenário seja este: 
Seus filhos não te respeitam, estão distantes.
Seu marido parece se sentir mal perto de você. Ele não te escuta, não tem alegria de estar dentro de casa. Lá fora, no futebol com os amigos, é tão sorridente! Tão brincalhão! Mas com você, ele não tem a mesma disposição! 
Sua filha, quando pequenina, era a sua princesinha, queria estar o tempo todo ao seu lado, usando suas roupas, sonhando em crescer e ser igual a mamãe... Hoje, você é tudo o que ela não deseja ser! Você compete com ela, critica seu corpo, critica suas roupas, suas amigas, seus cabelos... 



Já parou para pensar por que isso acontece? Será que essa realidade não foi semeada ao longo da caminhada? Você insensatamente, perdeu a admiração, semeou sementes de amargura no coração de sua família...

A Bíblia diz que: "Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher rixosa" e diz também que "é melhor viver numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Prov. 21.9 e 19)

E o que seria essa Mulher rixosa? Ela é comparada neste mesmo livro (Prov. 27:15) como um gotejar contínuo em um dia de grande chuva... Imagine aquela goteira na sua cabeça o dia inteiro... Totalmente indesejável! Assim é a mulher rixosa! (Deus me livre!).

Em nossas casas, o que/quem é mais importante para nós? Muitas vezes, esquecemos da direção que a Palavra nos dá:  " (...) Cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2:3)

Quando seguimos esta orientação, colhemos a alegria de ter paz dentro de nossa casa. "Dar a outra face", "pagar mal com bem", vai na contramão do caminho da destruição dos nossos lares e relacionamentos.

Posso testemunhar, que em minha vida, em minha casa, todas as vezes que fui na direção do meu bem-estar, da minha justiça própria, dos meus direitos, eu só colhi frutos indesejáveis. Mas todas as vezes, que eu corrigi o meu caminhar e passei a considerar os outros superiores a mim, eu colhi frutos muito mais desejáveis do que eu poderia esperar.

Isso não quer dizer que não deve haver correção para seus filhos ou diálogo com seu marido; mas tenha em mente que a sabedoria, apesar de confrontar, ela é amável, ela transmite o desejo que o outro tem de ver você bem, de ver você no caminho reto.

Sabe meninas, eu gosto muito de ler Provérbios 31, fico lendo e pensando no quanto tenho que alcançar ainda para chegar mais perto de ser aquela Mulher descrita ali...E tenho entendido que ser esta mulher virtuosa, é muito mais do que saber cozinhar, cuidar bem da casa. Ser uma mulher virtuosa, é ser uma mulher cheia da presença de Deus, uma mulher que busca morrer a cada dia para si mesma para que Cristo viva nela! É ter em mim o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo Deus, não quis ser igual a Deus, mas antes se esvaziou de si mesmo, tomando forma de servo, tornando-se semelhante a homens... (...) Ele se humilhou e foi obediente até a morte... e morte de cruz. (Filipenses:5-8)

Ele era Deus, mas Ele preferiu o caminho da cruz, preferiu se humilhar, preferiu morrer, preferiu amar!

Prefira este caminho, torne-se um lugar de aconchego para os seus. Torne-se pessoa desejável na sua casa, referencial de amor, de zelo, de afeto... Talvez você se sinta incapaz de reverter um quadro totalmente inverso a este modelo, mas o Espirito Santo te capacitará e te acompanhará neste caminho de retidão.

Comece por você, eu quero começar por mim... 


Beijinhos, ótimo dia!

14 comentários:

  1. Kelly, penso que, realmente, a mulher é o membro da família que mais agrega, porém penso que devemos dividir esta responsabilidade também com os demais membros da família para que haja um equilíbrio nas atitudes e nos afetos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Querida. A Palavra de Deus não nos traz fardo pesado, ela nos nos traz esperança... Tenho buscado esta direção, e é incrível como podemos contagiar todos com nosso amor, provocado pela mudança de nossa mente. Façamos cada um a sua devida parte, sem esperar pelo outro. O amor não age em causa própria, mas ...Como são doces os seus frutos! Beijos!

      Excluir
  2. amém!!
    Lindo o post flor e concordo com tudinho!

    Beeeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    http://www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  3. Olá e a primeira vez que visito seu blog, e amei o que li, sou solteira mas graças a Deus tenho sido ensinada, como deve ser uma mulher que edifica a sua casa, nãos ei se terei minha casa e minha familia, pois sei que quero que a vontade de Deus seja cumprida nela, como vejo em tantos modelos de familia segundo o coração de Deus, e que o Senhor nós capacite a sermos mulheres virtuosas....

    ResponderExcluir
  4. Olá e a 1º vez que leio o seu blog, e meu coração se enche de alegria em saber que o Senhor e o mesmo aqui, ou em qualquer outro estado ou nação, pois seus ensinamentos são unicos. Me alegro em ver mulheres que querem edificar seus lares.. e que isso sirva de exemplo para nós solteira que a mulher sabia edifica seu lar.

    ResponderExcluir
  5. Amém, Tahylana! Seja muito vem vinda ao meu blog! Apareça sempre!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Amém querida! Já recebemos da parte do Pai a benção para as famílias que é o próprio Jesus.Sejamos cheias do Espírito Santo e, assim, os frutos serão do Espírito e não da carne. E como você citou á cima,o caminho é nos esvaziarmos do nosso eu e nos revestirmos do novo homem que se refaz em Cristo.Eu preciso da cruz todos os dias e, do poder da ressurreição. Um grande beijo, fui muito edificada com essa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alde... Também tenho buscado este caminho, mas é impossível fazer sozinha! O Espirito Santo é quem nos capacita! Beijinhos, amo vc. Sua família é linda e vc é muito amada por eles!

      Excluir
  7. Seu blog é lindo!! Adorei esse texto e com certeza voltarei mais vezes ... gosto mt de reflexões como essa, você está de parabéns !!

    ResponderExcluir
  8. Esse post diz tudo amiga, família é um bem muito precioso
    amei

    Blog da Vivi - De tudo um pouco e Meu Blog de Receitas Favoritas
    viviass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Preciosas palavras,me tocou profundamente.Obrigada!
    Um grande abraço
    Débora Xavier
    www.atelierdeboraxavier.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!