domingo, 2 de junho de 2013

PARIS V: MUSÉE D'ORSAY, MUSÉE RODIN

Cinco dias e cinco noites em Paris... é Suficiente? Não, não... Queria muito mais!
Consideraria ficar de 7 a 10 dias! Faltou muita coisa, mas deu pra ter uma noção boa da capital francesa... Além disso, tenho muita gratidão pela oportunidade de ter visto e conhecido este lugar que por tantos anos permeou meus sonhos!

Mas as férias precisavam continuar e nosso destino nessa continuação incluía ainda o interior da França e mais 4 países!

Então, fechamos nossa estada nesses dois museus: de Rodin e d'Orsay.

Gente, museu é um passeio que toma tempo! Imagine... eu não consigo entrar passar o olho e sair. Tenho que ler tudo, olhar o detalhes, ouvir um guia... Então...Isso vai longe!
Vou contar um pouco sobre as duas visitas:

Musée d'Orsay: 


Vista do Terraço do Museu, ao Fundo, o Rio Sena... Fiquei muito tempo olhando essa paisagem!
Ele é lindo, funciona em uma antiga estação ferroviária e suas coleções são fantásticas, pois apresentam obras de Van Gogh, Monet, Degas, Mauruce Denis, Odilon Redon entre muitos outros. Além dessas coleções permanentes, o museu também conta com exposições temporárias.


Jardins de Monet / Imagem Internet
É claro que nenhuma das obras pode ser fotografada :-(


Lindíssimo Relógio dentro do Museu.
Até o início deste ano, algumas obras vieram para o Brasil e foram expostas no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio. Nesta época, ganhamos de presente dos amigos queridos, Álvaro e Cláudia, de Niterói, este livro, com ilustrações e informações sobre o museu e obras que estavam em exposição... Foi um "esquenta" pra viagem!



Estando lá, minha memória me remeteu a muitos momentos na escola, onde eu via nas páginas dos livros obras de Monet... Sempre foi o meu preferido! Então foi especial estar ali apreciando suas obras, suas pinturas... São lindas! 



Além de apreciar suas obras, muito se aprende sobre a vida dos artistas. Depois de contemplar um belíssimo quadro, com certeza a curiosidade sobre como viveu, onde pintou, em fim, somos despertados a querer saber detalhes sobre a vida do autor e sua obra.

Depois de apreciar as exposições do Musée d' Orsay por horas... Nos dirigimos ao Museu de Rodin.



Este é um museu especial, pois suas esculturas estão expostas pelos jardins do museu... 



É fantástico! A interação com a obra é muito maior! 




No espaço do museu, além de um belíssimo jardim também há um café, uma pequena sorveteria. É muito agradável e eu diria que imperdível!




A famosa obra "Le Penseur está presente no jardim.



Em Paris é possível você andar, admirar a cidade, aproveitar muito seus parques, jardins, atividades ao ar livre, mas a visita aos museus é fundamental, são oportunidades únicas e imperdíveis.

Fica o desejo de voltar e conhecer outras coisas, outros lugares... E eu espero que isso não demore pra acontecer :-) Já sinto saudades!

Próxima postagem, nossa ida ao interior da França! Não percam!

Beijinhos e bom domingo!


2 comentários:

  1. Tudo muito lindo :)

    http://www.servaas-de-deus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Penso que realmente deve ser um sonho! Ainda não tive a oportunidade de ir, por isso suas fotos me encantaram ainda mais. Sua foto com as esculturas no jardim ficou linda!
    Um bejim!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!