quinta-feira, 17 de maio de 2012

CASAMENTO...UM POUCO DE HISTORIA & DICAS P/ UMA CERIMÔNIA "DIGNA"...






Continuando a nossa série de postagens sobre o mês das noivas...


Hoje eu gostaria de dar a minha humilde contribuição, baseada naquilo que eu considero ideal, para festas de casamento, maneiras de se arrumar para a celebração...


Sabe meninas, faço parte daquele grupo que considera Festa de Casamento como algo tradicional, e que deve seguir algumas regrinhas...


(Por favor, não se sinta ofendida se você casou de maneira mais irreverente, ou acha legal modernizar tudo... Você pode descordar comigo,assim como eu descordo de você...)


Cada cultura tem a sua maneira de festejar, de ornamentar... Em nossa cultura, onde prevalecem as cerimônias religiosas cristãs, temos muitos detalhes, muita tradição em vários aspectos! 
Não importa se o casamento é chiquérrimo ou se é simples, mas a noiva vem entrando com o pai, o noivo com a mãe, ou com os dois entrando juntos... A noiva vem de branco, com véu, caminhando sobre um tapete, em uma capela ou um espaço, decorado com flores, velas, etc. As madrinhas lindamente produzidas, os padrinhos a caráter!  Todos esses detalhes, têm origem há séculos! E tudo tem um significado.


Uma curiosidade interessante, é a respeito das flores... As flores usadas em ornamentação de festas de casamento da idade média eram flores de laranjeiras... Elas exalavam um perfume delicioso, que disfarçava o cheiro ruim das pessoas que iam à festa e que não tomavam banho... Vocês sabem que na idade média, na Europa, banho era uma coisa raríssima (ainda hoje, tem lugar onde isso permanece do mesmo jeito... Como é bom ser brasileiro!)... As flores, então, "perfumavam" o ambiente...


A respeito da origem do vestido branco, não há consenso, sobre quem usou primeiro... Há historiadores que afirmam que foi Mary Stuart, a rainha da Escócia, no século XVI; outros ainda indicam a rainha da França, Maria de Medice, que rompeu os costumes da época (Sec. XVII) e casou-se de branco (pois nesta época, os vestimentos eram escuros!).Sem contar que ainda há os que defendem que  foi a rainha inglesa Vitória, no século XIX...


Bem, o que importa, é que há uma tradição, que continuamos seguindo, achando tudo muito lindo, não é mesmo, meninas?


Então, minha gente, as fotos, as lembranças deste evento, devem ser atemporais, ou seja, seu bisneto vai olhar sua foto casando e vai identificar ali uma noiva, bem penteada, bem vestida, e bem calçada...  Mesmo que existam indícios de que a cerimônia ocorreu em uma época determinada, as fotos não devem ser confundidas, por exemplo, com uma festa a fantasia (rss)...


Por esse motivo, não acho nada chique o povo casar de tênis "All Star", de sandália havaiana  (tudo bem, a sandália no final da festa, eu até acho bonitinho, ou coisa do gênero... Gente, não combina! Ninguém usa um vestido de festa, de tênis... Fala sério!







Se a pessoa resolveu casar, em uma cerimônia que tem tanta tradição, então, por favor, escolha um calçado que esteja de acordo com o vestido... Uma dica: escolha algo confortável e bonito.





 



Decotes...


Não acho bacana noiva muuiiiito descoberta... Considero que um decote nas costas, um pouco maior, com o véu dando uma transparência... Fica lindo:! Mas os "peitos" estourando" na face do padre, ou do pastor... Ah nããããão! É muito estranho!


Então, olhem só que belezinhas esses modelos de decotes nas costas!







Unhas...

Outra situação, é a questão das unhas... As noivas, hoje em dia , se deparam com muitas opções, idéias de manicure, e não sei o quê, e algumas acabam optando por uma unha cheia de "balagandã"... Eu não acho chique... 
Pra mim, unha de noiva é isso:

 



Aliás, a princesa Kate, é o melhor exemplo de noiva linda, chique, etc... Tudo bem que ela é princesa, deve ter tido uma consultoria "daquelas", mas foi unânime a opinião de como ela estava linda e elegante!

Outros Detalhes...

Bem, no que diz respeito aos bem-casados, doces, bolinhos, bolo, dj, música, lembrancinhas... Isso tudo é secundário, cada um faz do jeito que pode, do jeito que gosta... E a cada dia surgem mais e mais novidades... 

Gente, tudo o que escrevi é importante, mas não é essencial... 

Essencial é o amor, a unidade do casal e o verdadeiro significado desse "sim" tão importante que dizemos no altar.

Este "sim" é uma promessa diante de tantas testemunhas, mas também diante daquele que criou o Casamento, nosso Pai Celestial. 

Somente com Ele no centro de nossas vidas, podemos ter uma relação sincera, amor verdadeiro e um casamento feliz!




Beijokas!


11 comentários:

  1. Passando para dizer que estou de volta e para agradecer seu carinho!
    Amei o post, super interessante. Não conhecia essas curiosidades
    Bjs e ótima sexta

    ResponderExcluir
  2. Kelly! Tudo bem?
    Então, algumas coisas eu concordo contigo outras nem tanto, haha!
    Bom, sabe que tenho vontade de experimentar outra cor no vestido? (não sei se terei coragem na hora, pois a cerimonia de casamento é só uma vez na vida! ou deveria ser), mas sempre quis tentar um tom champagne ou aqueles tons pasteis beeem clarinhos e discretos sabe? (óbvio que também não dá pra ir de vermelhão, né!?). No resto... ah, acho que seria nisso que mudaria e meio que "sairia da tradição"!

    Beijocas,
    www.fashionistaloves.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Mas vc sabe que a cor do vestido alterada, eu já vi... Não é feio uma cor clarinha, mas posso te falar? Branco é maravilhoso! E só vc usa neste dia... Amo!
      Beijos, Flor!

      Excluir
  3. Eu concordo também... Acho que a noiva ideal estará vestida e maquiada combinando com sua personalidade, mas sem exagerar por exemplo em DECOTE! Também não acho que vestido curto seja apropriado (a não ser que o casamento todo tenha muito estilo, tipo vintage, seja durante o dia, com poucas pessoas, e o modelo tenha algo especial que remeta a parecer uma noiva... depende muito, rs).

    O "All Star" acho que é mais estilo de meninas mais novas, que gostam MUITO MUITO MESMO, e demonstram seu estilo adolescente através do tênis... Mas também não gosto (nenhum problema se a noiva quer ir assim, afinal ela gosta e ela quem decide né).

    Vestido colorido acho fora de cogitação, mas não descarto tonalidades beeem claras que fujam um pouco do branco, pq acho que ainda mantém a característica noiva, então está bem!

    Unhas acho lindo delicado também, mas a cor como o vermelho cai bem em muitas noivas (batom também) pois acho que depende a personalidade da pessoa.

    Sapato eu acho legal branco ou de outras cores. Importa que seja à altura de uma noiva! hehe.

    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batom vermelho fica lindo mesmo Sara... eu usei batom vermelho, e ficou lindo. Lembro que as meninas/noivas loiras que estavam se arrumando no mesmo salão, preferiram não usar vermelho... Sapatos e unhas coloridos, a noiva tem que bancar... Se ela não tiver estilo pra isso, fica aberração.
      All Star ou tênis qualquer acho nada a ver... Algumas usam... Mas casamento é para maturidade, na minha opinião, adolescência ficou na festa de 15 anos... Mas como eu sempre digo (e aquela cantora bahiana tbm: Cada um no seu quadrado rss)
      Beijos, flor!!!

      Excluir
  4. hahah! eu riii quando vc escreveu do peito da noiva explodindo na cara do padre ou pastor! haha!! :D
    isso realmente acho mega uó!
    Bom, quanto aos gostos de usar tênis, etc… Na minha opinião acho uó, mas não me importo que os noivos usem… Tipo, o casamento é deles, eles podem faezr o que eles quiserem. Mas no meu casamento eu não curtiria que alguem viesse de jeans, por exemplo! :P
    meu cunhado casou de all star xadrez! hahahah nossa, uó! mas se eu te falar que o terno dele era de risca de giz??? Bom, mas ele é ele, que bom que não era meu marido, entende? :D
    E minha cunhada casou de salto, mas na festa trocou para um all star! :P
    Bom, desde que não seja no meu (e não será mesmo, pq já casei) acho que vale tudo, desde que exista pudor e nada vulgar!

    Beeeeijooos e ótimo final de semana!

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sabe que não penso em casar..rsrs mas vendo esses post de noivas fico pensativa :) Se eu fosse me casar seria um casamento muitoo tradicional^^

    Bjos :**

    http://sombraeblushmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. kelly definitivamente eu devia ter te conhecido ha 18 anos atrás ...vc é uma excelênte consultora para noivas ...amei e vou lembrar para quando chegar a hora das minhas filhotas e do filhote.... beijo grande pra vc e obrigada por sua visita em meu blog...Deus abençoe vc e sua familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Nelma! que bom que vc curte as minhas postagens pra noivas rss.
      Beijos e obrigada pela sua visita tbm!

      Excluir
  7. Sabe que ainda nem peguei as fotos do meu casamento na fotógrafa rsss depois de 3 meses aff... mas é a correria mesmo!! Realmente casar no centro da vontade de Deus é algo maravilhoso, não consigo descrever a sensação de alívio, paz, felicidade!! E aqui tá um calooor! Beijos

    www.virtuosissima.com

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas,gostei.Pra quem vai casar é mesmo interessante.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!