quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESPECIAL DIA DE NOIVA / ENXOVAL



Maio é um lindo mês... mês das mães e  mês das Noivas!




Então, vamos fazer postagens especiais para as nossas amigas leitoras que estão se preparando para viver este momento tão especial, tão importante: O Casamento! Hoje é dia de noiva aqui no blog!


Vamos nos concentrar em temas específicos, porque este assunto, dá pano pras mangas, não é mesmo? É tanta coisa pra ver: chá de panela, festa, flores, maquiagem, vestido, lista de presente, casa, lua de mel, enxoval....


Ah! Esta parte do enxoval, é uma das minhas preferidas! Por isso, a postagem de hoje é exatamente sobre este ponto! Ano passado, eu postei algo a respeito, dando dicas de loja, marcas que eu gosto, depois, mas só depois ;-), você pode ler clicando aqui 


Temos que ter cuidado com dois extremos: Não exagerar, mas também, não deixar faltar! 


Vou dar exemplos para vocês, começando pelo exagero:


Existem meninas, principalmente aquelas que têm família prendada, sabem? Então, quando essas moçoilas privilegiadas resolvem se casar, a mãe, a tia, a avó, a prima, essa "mulerada" toda quer ajudar no enxoval: Uma borda as toalhas, a outra os panos de prato/copa, a outra sai e compra um catatal de lençol, edredom, travesseiro... No final das contas, sobra enxoval! E eu digo isso porque vi amigas minhas não terem espaço para guardar tanta coisa em casa. Além disso, não fizeram bom proveito de tudo o que ganharam, e algumas acabaram desperdiçando, pois quando vêm uma manchinha naquele paninho, nem se esforçam pra tirar, pq tem tantos outros no estoque, que aquele ali vira logo um pano de chão, um pano de pia...
Sem contar, que elas não têm a oportunidade de trocar as coisas, com o passar do tempo, porque tem muita coisa estocada em casa, ocupando espaço, entenderam? 
E eu ainda quero chamar atenção para um fato: Hoje em dia, os apartamentos (imóvel onde a maioria dos recém-casados vivem, inclusive eu morei em um desses) estão cada vez menores! Os móveis acompanham o tamanho dos quartos, cozinhas, salas... Se você tiver vários edredons por exemplo, onde você vai guardar isso tudo? Então preste atenção nas minhas dicas!


Agora vamos ao exemplo do enxoval escasso: 
O exemplo vem desta que vos escreve... (rss)... Quando eu estava noiva, caí em uma conversa de uma colega que estava noiva, e ela me disse que eu não deveria comprar  nada, deveria esperar para ver se ganharia alguma coisa e o que faltasse comprasse depois...  Ela recomendou que eu guardasse o dinheiro... Então eu deveria ter apenas um jogo de lençol,  5 panos de prato e um jogo de toalha de banho... 
Gente... Que decisão equivocada! Não busquei orientação com alguém mais experiente... Eu guardei um dinheiro pra isso, mas a situação é a seguinte: quando você casa, não sobra dinheiro, na verdade, geralmente falta! Graças a Deus, sempre fomos organizados financeiramente, nunca demos um passo maior que as pernas, mas acabamos tendo que comprar outras coisas, móveis, e o enxoval não era prioridade, ele, na verdade, já deveria estar pronto!


Então, hoje, com oito anos e meio de casada, posso lhes dizer com toda convicção: Preocupe-se na medida certa com seu enxoval, pois ele é um ponto importante na sua futura casa!


Os itens importantes e básicos são esses: Jogos de Lençol, Toalhas de Banho e Rosto, Edredons e Capas para Edredons, Travesseiros, Colcha (cobre leito), Panos de Prato, Jogos Americanos, Pano de Copa, Toalhas de Mesa, Guardanapo de Tecido. 


Qual a quantidade ideal de cada ítem? 
Vou dar a minha opinião pessoal... Talvez vocês encontrem outras quantidades em sites de noivas e tal... Mas esta é a dica da vida real (rss)


* Jogo de Lençol de Casal: 
O jogo completo, geralmente inclui: 2 fronhas, um lençol com elástico e um lençol para cobrir a cama.
Eu aconselho você começar com 4 jogos (3 no mínimo).
Quatro é um bom número, porque você usará cada jogo, uma vez por mês, o que conservará seus lençóis, que serão usados aproximadamente 12 vezes em um ano. 
E se você receber hóspedes, você coloca um jogo no uso, e ainda fica com 2 limpos no seu armário! Para começar está de bom tamanho! 


Também, é bom você priorizar cores neutras que combinem com suas capas de edredons e colcha. Acho que as cores: branca, azul, verde e lilás combinam muito bem com a maioria das estampas.
Obs: Este item é muito importante você comprar quando já souber o tamanho de sua cama; lembrando que no mercado existem 3 tamanhos de cama: casal, quen e king... Os preços de roupas de cama variam de acordo com o tamanho da cama e a qualidade do tecido. 
Recentemente fiz uma postagem no blog dando dicas que auxiliarão você a escolher os seus jogos de lençol.
Se você quiser saber mais, clique aqui.




* Edredom / Capas de Edredom:
Um Edredom é suficiente para começar... Desde que você compre aqueles que pode-se trocar a capa, porque neste caso, é só trocar a capa e ir mudando a decoração do seu quarto... Hoje em dia, você encontra alguns jogos de lençol que trazem no conjunto, uma capa de edredom. Facilita muito e eu não quero outra vida! Aí a quantidade de capa vai depender do quanto você gosta de mudar... Se tiver dúvida, comece com duas capas, use um tempo (1 mês), depois troque... Por aí vai.




* Cobertor / Colcha: 
Comece com duas unidades de cobertores... Um para você e um para visita. Isso depende da região que você mora, também, aqui em casa, agora, por exemplo, eu tenho um edredom e um cobertor pra visita (rss)... Tudo bem quente, porque o frio aqui não é leve!
A colcha serve para decorar,principalmente no verão! Se você puder, compre duas!




* Travesseiros:
4 Unidades: um par para você e outro para possíveis hóspedes.
Compre bons travesseiros, porque eles são essenciais em uma boa noite de sono. Hoje em dia é muito comum você encontrar o travesseiro da nasa com preços variáveis... Mas eu, prefiro o de pena de ganso! Acho o ideal!




* Toalhas de Banho:
Recomendo que você tenha entre 8 e 10 toalhas, isto é: entre 4 e 5 pares.
Porque assim, você não fica apertada em uma semanada de chuva... E tem mais um detalhe: os homens, por algum mistério que ainda não desvendei, precisam trocar de toalha, e acabam usando 2 na semana! Fiz uma pesquisa entre algumas amigas, e isso acontece mesmo! Então... E tem a questão da conservação também, se você usar uma por semana, usará cada par, uma vez por mês.


* Toalhas de Rosto:
Geralmente, eu troco uma vez por semana, aqui em casa, mas às vezes, tenho que trocar 2 vezes, pois elas molham, ficam com cheiro... Não dá... E isso sem contar que vai depender de quantos banheiros tem na sua casa... 10 unidades está de bom tamanho.


* Pano de Prato/Louça:
Vinte unidades é o ideal. Este item é muito usado na cozinha, o tempo todo a gente lava louça, e eu troco todo dia!
Então, vai pelo menos uns 6 panos na semana! Então é bom você ter uma folga na quantidade... 
Acho que não tem nada mais desagradável do que pano de louça molhado... Não funciona, gente!
E tenha sempre um paninho de copa para secar as mãos, assim, você não molha o seu pano de secar louça.
Para lavar esses paninhos, eu junto tudo o que usei em uma semana e coloco de molho no sabão em pó, depois dou uma escovada e ele fica limpinho novamente! É só enxaguar, passar no amaciante e centrifugar. Essa parte do enxague em diante, você faz na máquina de lavar.








* Jogos Americanos / Guardanapos de tecido
Os jogos americanos são compostos por 4 ou 6 unidades. isto vai depender de quantos lugares tem na sua mesa ;-)
Eles substituem a toalha de mesa... Então, tenha um jogo simples para o dia-dia e um mais especial, para momentos especiais. 
Em relação aos guardanapos, comece com um jogo (6 ou 4 unidades), para usar em um momento especial, quando usar sua toalha mais fina ou seu jogo americano mais especial.








* Toalha de Mesa: 
Compre quando você já souber se sua mesa é redonda ou retangular/quadrada. Acredito que para começar, 2 toalhas são suficientes. Uma branca, bem clássica, é chique ;-) Se viajar para o Nordeste compre das mulheres rendeiras ;-)








Meninas, espero ter contribuído com vocês, e se alguém tiver algo mais a acrescentar é só comentar aqui com gente! 

Aguardo seus comentários e contribuições! 
Beijos!





13 comentários:

  1. Kelly eu tenho exatamente 4jogo de lençol, mas toda semana eu mudo, no máximo duas semanas com o mesmo, não aguentaria passar 1 mês olhando para o mesmo lençol rssss e essa história da toalha de banho para homens, na minha casa também procede!! Já os panos de pratos tenho uns 6, mas mal uso, fazemos todas as refeições na rua =( e só as vezes no final de semana que estou cozinhado alguma coisa... me diz uma coisa, onde você coloca o pano de prato da vez? queria dicas, acho tão deselegante deixar pendurado na cozinha rsss, tem alguma sugestão?!

    Beijos, paz do Senhor !!

    www.virtuosissima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquelzinha, a respeito do jogo de lençol, eu não escrevi que a gente deva usar o mesmo durante um mês... A ideia é vc ter 4 jogos, e trocar uma vez por semana, então vc usará seus jogos uma vez por mês cada um deles,entendeu? rss Vou corrigir o texto, pq eu acho que realmente deu essa interpretação (rss)... Imagine! O sebo! rss

      Sobre o pano de pia...Uma maneira de não ter pano de louça na parede, é pendura-lo em um varal na área de serviço; e deixar um pano de mão (mais fofinho) pendurado na cozinha para vc enxugar as mãos na hora que estiver cozinhando, mexendo com água.

      Acho que é isso... Mas podemos pesquisar a respeito! rss beijos!

      Excluir
  2. Oi!! É muito bom ler dicas de alguém que já passou pela experiência prática...hehe... Vou casar em 10 meses e com tanta coisa na cabeça ainda não tinha me preocupado com isso. rsrs

    Bom saber!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei esse post! Meu enxoval ainda está todo encaixotado e tenho sonho de usar tuuuuudo!!! Bjks e boa quarta

    ResponderExcluir
  4. muito legal esse post, ajuda muito mesmo, adorei !!!
    http://afterinfinite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas! Isso tudo ganhei, na verdade não comprei nada disso que vc sugeriu!
    mas se eu te falar que não lembro pq não me preocupei com meu enxoval, não vou saber te responder o porquê…
    sei lá, acho que pq todo mundo chegava na minha sogra e perguntava: “o que eles precisam”, ai ela ia dizendo, e eles se comprometiam em dar determinada coisa… eu nem deixei lista em loja, acredita? hahha
    meu, graças a Deus recebi tudo e só precisei sair de casa pra comprar vassoura!
    Mas adorei suas dicas! quem sabe eu só dei sorte hehehe


    Beeeijooo

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente dá sorte, Rê, mas eu não dei... Meu enxoval ficou "pobrinho" no início, mas hoje, eu tenho tudo, até mais do que preciso, graças a Deus! O tempo passa e a gente acaba comprando...
      Beijinho!

      Excluir
  6. Amo coisas de casa! Fico louca na M.Martan!
    Amei o blog, depois passa lá pra conhecer o meu!
    Bjos do Blog da Lô
    www.blogdalo.com.br
    @blog_da_lo

    ResponderExcluir
  7. Que legal esse post! ótimas dicas pra quem vai casar!

    mariliaemarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gosto de comprar coisas para a minha casa.As vezes passo horas escolhendo (rsrsrs...).
    Bjus
    =)

    ResponderExcluir
  9. Esse post me fez lembrar do meu casamento....são tantos detalhes...a gente fica meio louca....mas é um periodo delicioso.
    Beijão e ótimo fim de semana
    Andrea

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!