terça-feira, 30 de outubro de 2012

COMPRAR SEM DESPERDIÇAR: FRUTAS E VERDURAS

Minha experiência nas compras de verduras, frutas e legumes, diz que podemos sim, evitar desperdício desses itens (que muitas vezes estragam em nossa geladeira ou fruteiras), se planejarmos essas compras de acordo com nosso consumo.





Um dos segredos para realizar uma compra adequada, é fazer uma lista do que você, de fato, consumirá! Não saia de casa sem essa relação anotada, assim você evitará gastos excessivos e não vai esquecer de nenhum item!

Em minha casa,faço minha lista considerando nossos hábitos, por isso, o segredo de uma lista bem feita, é a observação dos hábitos de sua família... Veja como eu faço: 

- Existem algumas frutas que não podem faltar: laranja, maçã, banana e mamão, pois elas são a base do suco e da vitamina que batemos aqui em casa todos os dias. Por isso, esses quatro itens, são fixos em minha lista.

- Além dessas frutas, posso comprar mais umas duas ou três variedades na semana, que eu sei que não irão estragar. Então vou optar entre manga, abacaxi, uva, morango, kiwi, melancia, abacate, melão, ameixa, etc... 

Sei que se trouxer muito mais que 6 tipos de frutas na semana, elas irão estragar em minha geladeira, e eu vou ficar com remorso!

- É interessante também, variar o tipo de fruta a cada semana...Se esta semana você levar jabuticaba (que está na época), não precisa levar uva... Se comprar melancia, não precisa de melão...Se levar pera  pode levar menos maçã... Aproveite o bom preço das frutas da época!

- Preste atenção na quantidade! Aqui em casa, eu conto o número de unidades (aproximada)que consumimos na semana.




Em relação a legumes e verduras: 

- Selecione os itens que são básicos para preparo de vários pratos, como: cebola, alho, alho poró, pimentão e tomate

- Eleja um tipo folha, se comprar rúcula, não precisa do alface, se levar escarola, não precisa do repolho... Existem outras opções de folhas, que vc possa preferir...

-Se levar o brócoli, não tem necessidade da couve-flor. Se levar abobrinha, não precisa de levar Berinjela e chuchu. 

- Acho importante ter uma cenourinha, beterraba, um tipo de broto, que pode ser alfafa. 

- É bom escolher entre os tubérculos também: aipim, batatas, inhame... Não precisa de tudo na mesma semana!

Para finalizar, vale dizer que é melhor complementar a compra desses itens (frutas e verduras) no final da semana, do que jogar fora folhas murchas, legumes, frutas amassadas... 

Aqui no blog, tem já fiz posts que podem te ajudar:

- Congelando Morangos
congelamento de cheiro-verde 
- como incentivar o consumo do que tem na geladeira, pendurando uma listinha na porta! Na época que fiz esta postagem da lista de frutas, eu ainda comprava em excesso ;-) 

Clique nos links e aproveite!

Espero ter colaborado com você, mas se você tiver alguma dica pra passar pra gente, não deixe de comentar! 
Queremos saber cada vez mais, pois conhecimento não ocupa espaço (rss)!

Beijinhos e ótima semana!

3 comentários:

  1. Muito boa essa de vazer listinha e colocar na geladeira,cada dia que procuro e não tenho em casa(dentro das que mais uso)coloco na listinha, tb procurar comprar as frutas e legumes que são da época,a dica de congelar morango tb é ótima.obrigada bjisss

    ResponderExcluir
  2. Muito boas dicas. Uma listinha eh fundamental. Mas acabo nao fazendo pois aqui em casa somos apenas meu marido e eu e ja sei bem o quanto consumimos por semana.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Achei otima, simples e facil de se organizar, parabens pela dica.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!