sábado, 5 de janeiro de 2013

FÉRIAS: GAROPABA, PRAIA DO ROSA, GUARDA DO EMBAÚ,


Gente, feliz 2013! Que este seja um ano de muitas alegrias para todos nós!



Estou voltando de férias... 
Quando penso nesses dias de descanso, sinto  muita alegria, e gratidão em meu coração, porque Deus preparou esses dias para mim, para minha família. Além da oportunidade de estarmos juntos, ainda pudemos desfrutar da beleza de um lugar maravilhoso, paradisíaco, localizado na minha terrinha natal, Santa Catarina! 

Santa Catarina é um dos melhores destinos de férias dentro do Brasil. Posso afirmar que o estado não fica devendo em nada para os outros lugares que já conheci (Sudeste e Nordeste)... É claro que ainda falta conhecer muita coisa, e faço questão que isso aconteça ;-) Amo viajar!

Resolvi escrever um pouco a respeito dessas férias, porque se você estiver pensando em passar uns dias de verão em Santa Catarina, pode contar com minhas dicas.

* DestinoGaropaba, que fica a 96 km de Floripa.
Alugamos uma casa em um lugar que se chama: Praia da Barra.


A partir desta localização, nós conhecemos: Praia da Ferrugem, Praia do Rosa, Praia de Garopaba, Guarda do Embau, Passamos pelas Dunas do Siriu, passamos pela praia da Gamboa, e faltou conhecer as cachoeiras, além da Praia do Silveira.

* Como organizamos essas férias:
Buscávamos uma casa que acomodasse 6 pessoas, pelo período de 10 dias, fácil acesso às praias, longe do agito, porque estávamos em família e gostaríamos de dormir a noite, sem barulho de som alto, gente bebendo e gritando, essas coisas que atrapalham o descanso, o sono da noite.

A primeira coisa que fiz, foi orar e pedir direção a Deus, para que Ele preparasse o melhor para nós! 

Então, depois de ligar para algumas pousadas, recebi a indicação de de uma imobiliária chamada Bonas Imóveis (faço questão de mencionar o nome deles aqui e deixar o link para acesso, porque eles nos trataram com muita honestidade e atenção). O proprietário, que se chama Ricardo, nos ajudou a encontrar a casa que buscávamos pelo preço que esperávamos. 


Este é o pôr do sol, visto do quintal da casa! Presentão, heim?

Os proprietários da casa que alugamos são pessoas amáveis, simples, que nos acolheram como se fossemos velhos amigos... 


Minha cara de felicidade! rss
Fomos presenteados com camarões VG, que "seo" Deco, pescou! 
Além dos camarões, ganhamos peixes e Siri!
Ah! O Siri foi preparado pela esposa dele, dona Bernardete! Um luxo! Uma delícia!


Este siri foi para a panela!

Camarões deliciosos!
Em uma das noites, meu marido aceitou o convite e foi pescar com Deco, na lagoa da Barra! hahaha Foi muito engraçado! 

* Lugares que conhecemos:
A casa tem uma localização perfeita, porque fica muito próxima de 4 praias espetaculares: Ferrugem, Praia da Barra, Garopaba e Praia do Rosa. Para essas praias, o tempo mínimo era de 5 minutos (de carro) e a mais distante, uns 20 minutos, que era a Praia do Rosa.


Esta é a vista da Lagoa da Encantada, localizada na Praia da Barra...
Saímos de caiaque por essa lagoa a fora.. Demais!

Chegando na Praia da Ferrugem
Garopaba tem um mar calmo, as ondas quebram na altura da cintura, e passando a rebentação, você já consegue mergulhar, nadar, aproveitar as águas!

As outras praias atraem mais os surfistas, mas elas possuem uma lagoa onde todos podem nadar, praticar stand up paddle, sair em um caiaque individual ou compartilhado... Ou seja, há diversão para todos! 


Lagoa da Praia do Rosa
Saindo com muita calma... Depois, pegamos o jeito e foi maravilhoso!
Braços sarados! hahaha

Além de tudo isso, também praticamos corrida até a praia, com direito a subida em dunas, mini-montanha e jogamos frescobol até dizer chega! 


Essa foto fiz em homenagem ao nosso primeiro dia de férias, 
onde já jogamos uma partida  de Frescobol! Amo!!!!
Gente, isso tudo é fundamental para manter o peso nas férias, porque a gente sai da dieta com certeza! Mas os esportes, além de serem uma distração, ajudam a manter o ritmo da boa forma ;-)

Outra praia lindíssima que tivemos a alegria de conhecer é a Guarda do Embau, famosa porque nela está a pousada do modelo Paulo Zulu... Chique, heim?



 Levamos aproximadamente 40 minutos até lá, em um caminho alternativo, onde passamos por paisagens de tirar o fôlego, como as Dunas do Siriú, Praia da Gamboa, Lagoa do Siriú... Um espetáculo.


A caminho da Guarda... Paisagens de tirar o fôlego!
A Praia da Guarda, é um lugar onde você pode chegar e ficar ali... Passar um feriado prolongado... 

Quando vc chega, já encontra um braço de mar que forma uma lagoa, com correnteza, que precisa ser atravessada para que se chegue ao mar. Essa travessia pode ser feita a pé, pois não é tão profunda assim, ou de barco, pelo preço de R$ 2,00 por cabeça... Como estávamos de bolsa, cadeiras, guarda-sol, atravessamos de barco e não nos arrependemos. 


Chegando de barquinho... Delícia!
Eu não me cansei de contemplar a beleza deste lugar... Um verdadeiro sonho!

* Gastronomia Local:
O melhor lugar que eu encontrei para comer, foi em casa... Talvez não tenhamos explorado o suficiente, mas os restaurantes que fomos, não merecem citação aqui no blog... 

Acho que o ideal é passar na vila dos pescadores em Garopaba, comprar seu peixinho, temperar e assar na brasa (como nós fizemos) ou fritas em postas... Fica bem melhor! 


Vila de Pescadores de Garopaba


Encontramos uma boa sorveteria italiana em Garopaba.


Sorvete com sabor de férias!
Os supermercados são bons e os preços não são mais altos que os supermercados da cidade que moro.

* Estrutura das praias: 

Garopaba foi o lugar que encontramos mais opções nas areias... Vendem lanches, salgados, bebidas (água de coco, água, cerveja, sucos, drinks), churrasquinho, sorvete, milho etc... Os vendedores não gritam (nas areias do Rio eles anunciam o que vendem), simplesmente vão passando e agente chama se quiser comprar. Os preços são os normais de praia.
As outras praias possuem uma estrutura de menos vendedores ambulantes.
Na Guarda, tem muitas barracas enfileiradas, onde se vende as mesmas coisas em quase todas, pelo mesmo preço... É só escolher a que estiver mais próxima de você.

* Outros Detalhes:
Alugamos filmes muito bons para assistir a noite em casa, em Garopaba... Uma vídeo locadora chamada Jaguar, alugou os DVD's por R$ 2,50 cada... Inclusive lançamentos... Muito barato!

Quero finalizar convidando vocês a considerarem Santa Catarina como um destino para suas férias de verão... Tenho um carinho enorme por este lugar onde nasci! 
Senti muito orgulho de ser catarinense nesses dias... 
Pessoas simples nos receberam de maneira tão gentil! 


Pôr do Sol nas dunas próximas á Lagoa da Encantada.
Ah! Se quiser saber um pouco mais sobre turismo em Santa Catarina, clique aqui e veja a postagem sobre os dias que passei em Floripa, em maio de 2012.

Este é o link para quem quer encontrar acomodações em Garopaba.


Cabelos ao vento... Fica a saudade deste lugar!
Beijokas... 


Espero vocês aqui no blog em 2013!!!


7 comentários:

  1. Belas dicas e imagens! Que bom que puderam curtir esse locais!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Achei linda as fotos, Garopaba é lindo ou melhor todas as praias de Santa Catarina são lindas né?!

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, amo praia!! Meus sogros tem casa de praia num lugar lindo também, tem lagoas perto, trilhas, dunas, falésias, é Baía Formosa, realmente é formosa!! Sempre vamos para lá,olha só como a água é Cristalina:

    http://instagram.com/p/T6x9WhJmhl/

    Piscinas naturais:

    http://instagram.com/p/T6yal6JmiU/

    Um ótimo ano para você e sua família, cada ano que se passa mais próximo está da volta de Cristo!!

    beijoos

    Obs.: Você tem instagram? Me passa se tiver!!


    www.virtuosissima.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana seu post, encontrei seu blog justamente pesquisando sobre a Praia do Rosa e a Guarda. Pretendo passar parte das minhas férias nessa região agora em Fevereiro ... então na sua opinião, qual das 2 é "melhor"? Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia! Difícil eleger a melhor heim... Rss Eu amei esses lugares... Vou te falar que a Praia do Rosa é mais isolada, mas é um paraíso! E vc pode esticar até Garopaba que fica há uns 20 minutos e tem uma badalação, tem boa estrutura... Já a Guarda do Embaú, passei só um dia lá, mas foi suficiente para eu me encantar e querer voltar.,, ela fica mais próxima de Florianópolis... Hoje, eu ficaria lá na Guarda... Porque já conheci as outras... Veja a melhor opção de hospedagem pra vc, as distâncias... Qualquer uma das duas vai te encantar! Fique tranquila quanto a isso! Beijão! Ótimas férias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta difícil a minha né? rsrs ... obrigada pelo retorno.
      Ainda vou avaliar tudo certinho, mas tem tudo para ficar na Guarda mesmo, porém pretendo fazer um "tour" pela região e passar por todas as praias. Beijos

      Excluir
  6. Isso mesmo! Vc vai amar!!! Beijão!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!