quarta-feira, 22 de maio de 2013

PARIS II: O CROISSANT, O LOUVRE E A NOTRE-DAME

segundo dia em foi nosso primeiro dia completo na cidade.

Acordamos bem, mas não muito cedo, já que a ideia dessas férias não era "correria" e sim "descanso e contemplação" (rss).

Começamos com o excelente café da manha onde experimentei o que se tornou rotina para mim em todos os cafés da manha seguintes na cidade: o delicioso croissant! É claro que as frutinhas, o iogurte estavam lá também, mas não poderia deixar de fora o croissant, né minha gente!

Depois saborear essas especialidades da cozinha francesa em seu país de origem, creio que ficarei muito decepcionada ao me deparar com as cópias genéricas no Brasil ou em qualquer outro lugar.

Por mais que o tal croissant não seja nada light, ele tem uma textura muito leve... Por fora, uma crocância que esfarela e por dentro, chega a ter uma suave elasticidade na massa... Tudo isso convivendo harmoniosamente com um sabor incomparável de manteiga...

Minha memória gustativa me castiga... sinto muita saudade do croissant...Na verdade, estou com dor de cotovelo de saudade dele (rss).

Alimentados, seguimos para o Louvre, e tivemos nossa primeira experiência de utilização do Paris Museum Pass (que comentei na postagem anterior).

Imagine aquela fila imeeeeensa... E você passando na frente de todo mundo, em uma entrada especial para quem tem o passe! Economizamos no mínimo 1 hora e meia de fila, e fomos direto para as exposições!

Entrando no museu, você já se sente em um lugar especial, de sonho mesmo.
Lá, nós passamos aproximadamente 4 horas...

Vontade de tirar o povo lá de trás (hahahaha) /Vénus de Milo
É claro que não foi suficiente para ver tudo (rss), mas mesmo que passássemos o dia inteiro lá, não seria suficiente. Por isso, selecionamos o que gostaríamos de ver no guia do museu e fomos adiante, observando, fotografando tudo o que era possível...

Inclusive esta que é a principal obra de arte do museu... hahahaha

A Monalisa é claro, era o meu alvo (bem turista, hahaha).

Olhem só o povo atrás da Joconde!
Mas tudo é perfeito, é um lugar incrível mesmo! Com certeza, no dia que voltar a Paris, farei um novo roteiro neste museu e vou seguir meu objetivo de conhecer tudo o que me interessa!

Saindo do museu, pegamos o metrô, e seguimos para almoço no Saint Germain, onde não tivemos assim uma grande experiência gastronômica, mas foi bom... Destaque para este pudim de caramelo, que vinha morninho ;-)

Uma volta pelo bairro... Será que o tomate na França está mais barato? hahahaha

Seguimos para a Catedral Notre-Dame ...

Esta é a vista da catedral de dentro do Sena ;-0
Lotada, é claro, mas a Catedral é linda, e inclusive eh possível subir as escadarias usando o Museum Pass como entrada!

Saindo da catedral, fomos ao nosso passeio de barco pelas águas do Sena!

Depois explico mais sobre esse barco, que não eh apenas um passeio, mas tbm um meio de transporte entre os pontos turísticos! Podendo inclusive, substituir o metrô!

Vale a pena passear pelos canais do Sena, gente... A vista dos pontos turísticos é privilegiada!

A Ponte mais luxuosa que já vi!
É tranquilo, dá uma descansada nos pés depois de um dia inteiro caminhando (rss) e é romântico!

... avec mon amour...

Nosso dia encerrou em um supermercado próximo de nosso hotel! O Monoprix!
Deixa eu contar aqui pra vocês um detalhe sobre supermercado: O tal do "Le Bon Marché" que todo mundo diz que é bom... é um absuuurdo de caro!!! Um shampoo básico, tipo Elseve da L'Orel, custa lá 8 Euros!!! Multiplique por 3 isso, porque a cotação do Euro é quase isso! Então, eu não comprei nada lá! Só comprei no Monoprix. Detalhe: o mesmo shampoo no Monoprix estava a metade do preço.
Compramos nossos itens de higiene pessoal, e aproveitamos para comprar um lanche para o jantar, poi estávamos a-c-a-b-a-d-o-s!

Próxima postagem, conto um pouco mais!