quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COMO MAÇÃS DE OURO EM SALVA DE PRATA


"Como maçãs de ouro em salvas de prata, 
assim é a palavra dita a seu tempo" 
Provérbios 25:11




Amo este versículo bíblico, porque é uma verdade tão linda! A palavra amiga, a palavra certa no tempo certo é como um bálsamo para nossos corações muitas vezes necessitados de um alívio, de uma direção, de um consolo... Por isso, a palavra dita no tempo certo é tão linda como uma salva de prata que sustenta maçãs de ouro... 

O contrário disso é a palavra dita no tempo errado, no momento errado... Tenho meditado sobre isso, e pedido sabedoria ao Senhor,  tenho pedido que me ensine a falar o que é bom no momento certo, e não agir por impulso... Muitas vezes dizemos coisas que até expressam a realidade, mas não era para ter sido expressada naquele momento. A palavra dita no tempo errado, pode gerar aflição e amargura... 

Isaías, capítulo 50, versículo 4 diz assim:

"O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem"

Saber falar, saber calar, prestar atenção nas pessoas é uma aptidão rara hoje em dia... 

As pessoas são diferentes umas das outras e muitas são bem mais sensíveis do que aparentam ser; muitas vezes, um simples comentário, pode fazê-las se sentir inferiores e tristes. 
Ser amável, educada, requer bom senso. Amar é orar, é consolar com gestos, e até mesmo encorajar com palavras de apoio, de esperança e confiança! 

Preste atenção antes de falar qualquer coisa negativa com suas amigas... Podemos citar situações simples, do nosso cotidiano... Coisas do tipo: 

- Como você engordou!  
- Você está com uma cara de cansada! O que são essas olheiras?
- Sua pele está cheia de espinhas, né?
- Nossa! Você está agitada hoje!

Creio que esses comentários podem ser evitados, pois podem até piorar a situação da pessoa... Porque não dizer aquilo que é positivo? 

Se a amiga engordou um pouco...Você nem sempre sabe o motivo...Ela pode estar ansiosa, ela pode estar com problemas hormonais, ela pode estar sem tempo para se alimentar corretamente... Então ao invés disso, diga algo positivo sobre sua aparência! Elogie, fale o que é bom:  - Seus cabelos estão lindos! Adorei sua maquiagem! 

Fale algo bom sobre o que ela é como pessoa: Como ela é batalhadora, como ela é abençoada, como sabe arrumar bem sua casa, como seus filhos são educados!

Ela não vai emagrecer através dos seus comentários, muitas vezes sem intenção, mas também, muitas vezes maldosos. Com certeza ela não precisa ouvir depreciações, ela precisa ser animada!

Se a carinha dela está cansada, está com olheiras... Será que ela não tem sofrido de insônia? Preocupações? Ajude-a dizendo o quanto ela é especial, o quanto Deus a ama e se preocupa com ela... Pra que fixar naquilo que não está legal?  Nessas horas, talvez você esteja perdendo uma ótima oportunidade de marcar a vida dela positivamente, dando a palavra certa, animando-a!

A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso, e essa é uma verdade... Muitas vezes falamos, e depois dizemos que não tivemos intenção de magoar, de depreciar... Será mesmo? Que o Senhor sonde os nossos corações e nos revele nossas reais intenções. 

Não estou querendo dizer que você deva ser falsa... Isso não tem a ver com sinceridade ou falsidade, mas tem a ver com ser gentil, educada e amável. Mesmo quando precisar ser mais profunda no trato com a pessoa, você pode falar, mostrar um caminho diferente, sem depreciar;..

Lembro que certa vez, eu estava muito inquieta, agitada por uma situação difícil na minha vida. Eu não conseguia entender por que Deus estava permitindo aquela situação, (no caso,era a minha mudança de Niterói/RJ para Curitiba). 
Então, marquei um encontro com uma amiga muito querida e especial em minha vida, a Graziela Lage ;-). Naqueles dias, ela estava vivendo uma situação ainda mais complexa que a minha (quem sabe um dia, ela conte aqui;-), estávamos precisando muito conversar, desabafar! 
E eu lembro com muito amor em meu coração, que em um dado momento, ela vendo a minha inquietação, NÃO ME REPREENDEU, NÃO ME CRITIOU mas ME EXORTOU, ME ANIMOU COM UMA PALAVRA QUE É MAÇÃ DE OURO EM MINHA VIDA... Ela me perguntou se eu cria que Deus estaria comigo, mesmo eu (ainda naquele momento) não  crendo que era vontade Dele que eu me mudasse...  Eu respondi que cria sim! E esta palavra que ela me deu, me sustenta até hoje! 

Depois da mudança, tenho vivido dias bons e dias ruins, dias de alegria, e dias menos alegres, como todas as pessoas, em todas as situações de suas vidas... Mas quando eu estou triste, eu lembro do que ela me fez lembrar naquele dia: Ele está comigo... Posso me acalmar, Ele está aqui...Sua presença me basta... Posso me alegrar, ter paz constante, porque Ele é comigo e Ele é imutável! Como não se alegrar e se levantar diante de uma Palavra como esta? 

Aconselhar, ajudar, não passa por depreciar, desanimar... 

Prefira tratar como você gosta de ser tratada! Deus vai honrar  e você colherá bons frutos desta sua postura amável.

Vamos pensar sobre isso e fazer diferente!



Beijinhos!





12 comentários:

  1. Amiga, obrigada pela palavra maravilhosa e abençoada!! Beijos e um ótimo dia!

    http://artekarin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhando para viver o Altíssimo Padrão de Deus, né Karin? Temos muito a aprender, mas Ele nos ensina! Beijinhos! Vc está arrasando em seu blog!

      Excluir
  2. muito bom kelly !realmente na hora errada as palavras são confundidas com ofenças e nós tentando edificar melhor relacionamento as vezes acabamos por destruir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e quem nunca errou desta maneira, né? Eu mesma já errei muito, mas quero aprender a ser mais sensível! Temos que ficar atentas! Bj!

      Excluir
  3. Que lindo!!! Amei amiga...vc eh muiiito preciosa....tens muito do Senhor...tremendo seu testemunho e exortacao a todas aquelas que tem ouvidos para ouvir....amo vc!
    Grazy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo vc tbm, minha amiga preciosa! Só Deus mesmo para me cercar de tanto amor!

      Excluir
  4. Olá.
    Gostei muito do seu blog,traz muita informação de qualidade, parabéns.
    Sou dono de um Portal, "Portal de blogs Teia", onde divulgo só os blogs de qualidade assim como o seu, se quiser divulgação é só dar uma passadinha,é rápido e grátis.
    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu post, você escreve muito bem.
    Beijos linda.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei lindo o post,é ótimo para pensar um pouco!
    Concordo com a Déia, tu escreve muito bem!
    beijos

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
  7. Lindos textos....

    Pois é, aqui abriu sol hoje tbm.... mas tava chovendo.. rss

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Kelly, quando li o livro "o poder da esposa que ora" foi uma das lições mais importante que aprendi, é que há tempo para tudo, assim diz a palavra do Senhor, há tempo de falar, mas há tempo de ficar calado e somente orar. Muitas vezes queria conversar várias coisas com alguém, mas ia orar primeiro e quando chegada a hora da conversa, simplesmente não saia nada, Deus me calava mesmo... tempo depois o Sr. criava situações que falava por mim tudo o que não falei!! E quando Ele faz é perfeito!! Talvez se eu tivesse falado o que queria, a pessoa me interpretasse mal e geraria muitos conflitos. Enfim, bem aventurado aquele que tem ou que busca ter a sensibilidade/discernimento do "tempo certo"!

    www.virtuosissima.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!