terça-feira, 7 de junho de 2011

BOLINHO DE CARNE... UMA DELÍCIA CASEIRA!

Quando eu era solteira, morava na casa de mamãe e papai... Vida boa, né? Rss Teve uma época que eu estava muito desnutridinha, sabe... Porque aquela correria do dia-dia, trabalhando o dia inteiro e estudando a noite, desde os 16 anos, afetou um pouco a minha saúde, então fiquei magricelinha (rss)...Nesta época, sempre que eu tinha desejo de comer algo, meu pai e minha mãe iam correndo comprar, só para eu me alimentar... Fofos, né?

Uma das coisas que eu mais tinha vontade de comer era Bolinho de Carne! Vocês conhecem? É um bolinho de carne moída, que é frito. Lá na minha cidade, tem para vender em lanchonete. A aparência é semelhante ao kibe. 


Muito bem... Minhas vontades até que eram bem modestas... Bolinho de Carne, em Santa Catarina é fácil de achar e não é caro!
Hoje, eu continuo tendo essas vontades de Bolinho de Carne e outras cositas más...
Mas, eu aprendi a fazer em casa, pois não encontro para vender em lugar nenhum no Rio de Janeiro.
Tenho uma amiga mineira, que me disse que em BH tem esse bolinho também, e inclusive, ela costuma fazer para sua família. Então, pode ser que outros lugares desse Brasil, exista o tal bolinho!
Gente,  é muito prático. E vc pode fazer, deixar congelado (ainda cru) e quando quiser algo diferente para seu almoço, ou lanche, está pronto! É uma delícia com arroz e feijão e salada de tomate...
Cai bem, com um pão francês... Fica parecendo um hambúrguer!
Se vc fizer bolinhas menores, pode fazer um molho de tomate e cozinhar ele já frito nesse molho e servir com massa... É uma receita bem parecida com as almôndegas...
Versátil, heim?

Vamos à Receita!

*Ingredientes:
600 g de carne moída de boa qualidade (eu costumo comprar patinho, e mando passar duas vezes na máquina. Pra quem não sabe, patinho é uma parte da carne bovina - rss)
1 cebola média bem picadinha
6 dentes de alho amassados
3 colherinhas (chá) rasas de sal (prove o sal, pois pode ser que vc ache que está faltando sal)
Um masso de cebolinha verde bem picadinha
Pimenta do Reino a gosto
Cominho em Pó a gosto
2 pães (tipo: francês) sem casca amolecidos na água  (vc deve imergir o pão na água, e espremer com as mãos, sobrará uma massinha branca bem reduzida. Essa massinha é fundamental para o bolinho)
1 ovo inteiro
*Modo de fazer:
Tempere a carne com o sal, as especiarias, e os demais temperos (alho, cebola, etc).  Acrescente o pão amolecido conforme instrução acima e misture bem. Junte o ovo e misture bem com as mãos. Se você achar que a massa está muito molhada, acrescente a esta mistura uma colher (sopa) de farinha de rosca. Mas isso, somente se vc tiver dificuldade de moldar os bolinhos.
Renderá aproximadamente 20 bolinhos de tamanho médio.


Modele os bolinhos pegando uma porção generosa com uma colher (sopa) e  fazendo bolinhas  com as mãos.


Frite em óleo não muito quente, até dourar todos os lados! Tenha paciência, pois demora um pouquinho para fritar. Mas vale a pena esperar!


Espero que vocês tenham aprovado!

Estão servidos?

Estou pensando em ir logo pra cozinha e fazer
uns bolinhos para o almoço ;-)
Beijos!

11 comentários:

  1. Estouuuu, lindo e perfeito! :D

    Beeeijooos


    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca!!!
    ai ai meu regime...
    Beijocas
    Josi
    http://femininaevaidosa.blogspot.com
    @unhappy_j

    ResponderExcluir
  3. Kelly você acredita que essa foi a primeira receita que eu aprendi da minha mãe?? sei fazer... como vc disse acima , eu coloco pra cozinha no molho de tomate e sirvo com macarrão, meu noivo adooora !! é uma delícia mesmo !!
    http://virtuosissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. hum.. vou testar heimm...

    adoreii bjinhos .. seguindo já!

    www.vaidadidesvairada.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. ADORO!
    Normalmente acompanhamos com purê de batatas, lá em casa! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Huuum, agora são 19:30, já estou com fomeeee!!!
    Eu amava comer esses bolinhos qdo morava com meus pais, até cheguei a fazê-los tbm na época, é fácil e fica super saboroso!!!
    Maaaas, agora pensando até me apavorei em como o tempo passa rápidooo: Fazem uns 9 anos que não como frituras!!! Eu já cuidei beeem mais da alimentação, no último ano até relaxei um pouco, mas nunca mais comi fritura e outras "coisitas más" haha...

    Beeeeijo e coma um por mim, please! *-*

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lidi... Vc está arrasando na sua dieta alimentar, então, menina! Ótimo exemplo, para nós! Eu evito comer salgados fora, mas em casa, não consigo abolir completamente... Uso pouco óleo, não megulho nada em óleo, não uso gordura saturada... Mas é necessário pelo menos untar a panela com manteiga, azeite ou óleo para preparar a maioria dos alimentos (bife, frango, peixe, etc) que não são grelhados.

    Meninas, um beijo a todas, obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  8. Que deliiiiciiaaaa é esta Kelly

    ResponderExcluir
  9. Kelly tava mesmo procurando essa receita que pode congelar,posso acrescentar tomate e azeitona,obrigado por nos ajudar,que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nunca acrescentei azeitona ou tomates ... teria que testar! Beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!