segunda-feira, 13 de junho de 2011

PEIXE

Início de semana! Céu azul, um lindo sol brilhando! Nada como uma segunda-feira ensolarada, não é mesmo?
Estava a respeito da postagem de hoje, pois segunda-feira, eu gosto de postar sobre saúde, culinária saudável, essas coisas...
Então... Lembrei que semana passada eu havia preparado um peixinho delicioso aqui em casa e que havia fotografado para compartilhar com vocês, sendo assim: Nossa receita do dia é Peixe.

A estação do ano em que estamos tem alguns peixes que eu aprecio muito. Adoro sardinha e tainha.
Aqui em casa já fizemos tainha na grelha e ficou deliciosa! Existem pessoas que fazem no forno, também fica maravilhosa!
Quanto à Sardinha... Bem, nada como uma sardinha fritinha, né gente? Vamos combinar? Até como aperitivo cai super bem.
Perto de onde moro, os pescadores vendem peixe na praia. Mas eu nunca fui direto lá comprar. Costumo comprar nas peixarias mesmo...
 Além disso, em Niterói, tem o Mercado São Pedro, que é um mercado de peixe. Inclusive, neste mercado, o andar superior é repleto de restaurantes de frutos do mar, bares... Se você quiser, pode comprar o peixe ou o camarão no mercado e levar até o restaurante, que lá eles preparam o seu peixe, fritam o seu camarão, e servem para você! Legal, né?  Vc paga pelo preparo e pela bebida que consumir. Mas não é caro... Vale muito a pena.
Como eu Preparo Meu Peixe:
*Escolha:
Costumo comprar o peixe limpo. Peço filé, ou posta, ou o peixe inteiro quando se trata de peixe grande, como a tainha, namorado, etc. Não compre se o cheiro estiver muito forte. Ele deve estar firme, não pode estar molengo, pegajoso... Compre fresco: carne firme, clara, sem cheiro forte.
*Tempero:

Tempero com sal, pimenta do reino, cebola bem picadinha, cheiro verde picadinho, um temperinho pronto (aqueles que vende em pacotinho), cominho em pó, e limão. Deixo marinando neste tempero, por pelo menos 1 hora.




*Cozimento:
Pode ser frito (passando na farinha de trigo, sem ovo!!!!), ou, grelhar na chapa, ou até mesmo assado na grelha.
*Acompanhamento:
Combina muito com arroz branco, arroz de brócolis, batata assada, purê de batata, molho de camarão, salada, folhas, legumes cozidos ou grelhados.


Que tal? Bora preparar um peixinho?

Beijos e ótima semana para vocês!

8 comentários:

  1. humm, vc não sabe a fome que eu estou! hihih

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hum... você é muito boa na cozinha, hein?! Glória a Deus ahahah quando eu casar vou deixar um netbook na cozinha direto no seu blog, vai ser meu livro de receitas on line heehh Adoreia receita!!
    http://virtuosissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Delícia de receita...e é importante colocar que além de saboroso o peixe tem propriedades nutricionais incríveis. Mais do que ótimo colocar essa receita em prática, abriu até o apetite haha
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. hmmm esse peixe ta com uma cara boaa!
    Único peixe que como é cavala e filé!
    Morro de medo de espinha uhsuahsua!
    beijãao

    http://itsmekarlla.com
    Twitter: @itsmekarlla

    ResponderExcluir
  5. Me deu uma fominha!!!!!!!
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  6. Huuuummmm!!!
    Tá aí um prato que adorooo, o peixe!!!
    Assim como vc propôs mesmo, com salada e batatas!
    Faço um acompanhamento super fácil e que adorooo, cozinho a batata em cubinhos, cozinho brócolis e corto em pedaços parecidos com a batata, aí depois junto os dois, polvilho com queijo ralado e acrescento molho branco e uma pitada de sal: Fica boooom com peixe!!!

    Bjoooo!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Isso aí meninas: delicioso e saudável!
    Adorei a participação de todas vocês nos comentários desta postagem!
    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!