segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CUCA... UMA DELÍCIA DO SUL!

Olá!!! 

A sexta-feira começará doce por aqui..
.
Decidi postar uma deliciosa receita da minha terrinha, Santa Catarina... Trata-se de um bolo muito conhecido no sul e apreciado em todo o país: Cuca!!!
Cuidado que a cuca de te pega! (rss)



Cuca é um bolo que tem uma massa delicada como base, depois vem uma cobertura (que eu prefiro que seja de banana), e é finalizada com uma farofinha doce, feita com: açúcar, farinha de trigo, manteiga e canela!
Agora me diga; isso pode ficar ruim?
Claaaaaaro que não!

Cada pessoa, cada família, faz a sua cuca... Tem gente que gosta com a massa mais alta, outros mais finas, outros bem fininha mesmo, e por aí vai.
A minha receita não deixa a massa muito alta. Prefiro sentir mais o sabor da cobertura!

Este bolo fica ainda mais especial quando vem acompanhado de uma xícara de café... Tudo de bom!

Vou postar o passo-a-passo e dar todas as dicas logo a seguir!





CUCA DE BANANA

* 1º Passo:

Comece preparando a farofinha doce:

1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de fazer: Misture tudo com a ponta dos dedos, até misturar bem todos ingredientes e obter uma farofa úmida, com textura de areia do mar úmida, sacou?
Reserve.

Descasque aproximadamente 6 bananas d' água (tbm conhecidas como banana nanica), corte-as ao meio no sentido do comprimento. Deixe reservadas.

* 2º Passo:
Prepare a massa com os seguintes ingredientes.

3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2  xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de fermento em pó para bolo
1/2 xícara (chá) de leite

Modo de Fazer: Bata as gemas c/ o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga e bata para misturar. Bata as claras em neve e misture a este creme de açúcar, gema e manteiga. Acrescente a farinha de trigo, intercalando com o leite.
Misture bem e finalize juntando o fermento à massa. Misture com a colher de pau.

* 3º Passo:

Unte uma forma de tamanho médio com manteiga e enfarinhe. Despeje a massa. Sobre a massa coloque as bananas e polvilhe um pouco de canela. Se não cobrir toda a forma com as 6 bananas reservadas, corte mais algumas. Sobre as bananas, coloque a farofa doce.







Leve para assar, em forno pré-aquecido, por aproximadamente 35 minutos. 


Espere esfriar, sirva e Seja Feliz!!!!






V A I   R E S I S T I R  ? ? ? 



12 comentários:

  1. OLÁ KELLY,
    VIM CONHECER O SEU BLOG É BOM DEMAIS!
    ESTA CUCA FICOU PERFEITA..HUMMMMMMM!!
    BEIJ♥S!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Andréa, é uma perfeição (rss)... Aprendi logo que casei, para poder fazer em casa, pq no Rio não tem nas padarias.

    ResponderExcluir
  3. amo cuca!!! e esta está com uma cara deliciosa!

    ResponderExcluir
  4. humm, que delíciaaaa, euq eurooo

    Beeeijooos

    http:/re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kelly, nao vou resistir nao. Vou tentar fazer este final de semana. Quando crianca eu amava cuca de banana.
    Com relacao ao seu comentario, sou feliz em viver aqui sim, mas o lugar quem faz e a gente, ne?
    Bjs e tenha um otimo fim de semana ai com este solzao MARAVILHOSO do Rio de Janeiro!!

    ResponderExcluir
  6. Ai que delicia,eu vou fazer um dia.me deixou com agua na boca.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Humm... essa receita me lembra muito uma receita que peguei a anos atras na tv... e é uma delícia!!! mas minha receita sumiu...
    Já copiei, sexta feira vou fazer,pois minhas 3 sobrinhas estarao chegando do Rio em minha casa em Brasilia.... Já posso sentir o gostinho.... Hummmmmmmmmmmmmmmm...
    Obrigado por compartilhar essa delícia!!! Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Cristiane! Faca mesmo, elas irão adorar! Beijo, Kelly

    ResponderExcluir
  9. MENINA Q DELICIA,LEMBROU OS TEMPOS Q MINHA MÃE FAZIA E NÃO TINHA RECEITA, AGORA TENHO, VOU MANDAR VER.
    OBRIGADA PELA DOCE RECORDAÇÃO DE MEUS TEMPOS DE CRIANÇA.
    BJS
    MARIA JOSÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Maria Jose! Realmente é muito gostoso relembrar os tempos de infância...Eu adoro!
      Beijinho pra vc e ótima cuca! rss

      Excluir
  10. estou indo fazer, tomara que fique muito bom, pois quero aproveitar as bananas que estao perdendo na fruteira. manuela contagem.

    ResponderExcluir
  11. Amei , partiu fazer essa receita magnifica :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!