terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ARRUMANDO MUDANÇA_DICAS CASA E TRANSPORTE DE BICHOS


Nos últimos 8 anos, fiz 4 mudanças de casa! 
E não, não sou esposa de militar! (rss)



A primeira foi mais simples, foi quando casei, e me mudei de Joinville/SC para o Rio de Janeiro. Isso foi há oito anos atrás!
Essa mudança foi simples, pois limitava-se às minhas coisas: roupas, sapatos,etc e os presentes de casamento. Móveis, não tinha nada para trazer, pois haviam sido entregues direto no apartamento que iríamos morar.
Então, foi como arrumar uma mala para viajar!

A segunda vez, foi no Rio mesmo, de um apartamento pequeno, para um maior! Os bairro eram vizinhos, então, pude levar muita coisa no carro, pude arrumar antes de entrar com os móveis, foi bem tranquilo.

A terceira vez, foi do Flamengo, para Niterói!!! Aí, também foi tranquilo, porque fomos para uma casa maior, com quintal, com armários, com tudo certinho, e o melhor: a casa era nossa! Nosso primeiro imóvel! Foi bem tranquilo! O único problema, é que eu trabalhava o dia inteiro e não tinha amigos que pudessem me ajudar a arrumar as coisas da mudança, esses amigos, já moravam em Niterói, então, eu tive dar um jeito de arrumar tudo a noite, e no dia da mudança, tive ajuda da empresa que fez a mudança. Nem liberação de uma tarde eu consegui, onde eu trabalhava... Mas, Deus é Pai! Deu tudo certo!

E agora, foi a mudança mais complicada que tive: para uma cidade bem distante!



Depois dessas experiências, tenho umas dicas pra dar, que são bem práticas, e que descobri ao longo da arrumação... Acho que são válidas para vários tipos de mudanças: de bairro ou cidade

Transporte dos Seus bichinhos de Estimação: Ligue nas empresas aéreas e veja a possibilidade de eles viajarem com vc. Se tiverem que ser despachados com a bagagem devido ao tamanho deles, já vou avisando, tente fazer a reserva o quanto antes, fale com o veterinário de seu bichinho... 
Eu não quero assustar ninguém, mas o lugar onde eles colocam seu bicho, é bem frio, alguns cães já morreram congelados, devido à alta temperatura... Eu não submeti Conan a isso, por acaso, não deu certo pq era final de ano, então, contratamos um Pet Taxi, que cobrou mais caro, mas ele veio direitinho, chegou aqui em casa lambendo o motorista... Para ver como ele tratou o meu cachorro super bem! Se você precisar de um telefone desse serviço, deixe um recado aqui pra mim que eu indico... A empresa que nós contratamos faz para o Brasil inteiro!

1) Contratação da Empresa de Mudança:

1.1 Valor: Considero muito importante você fazer cotação em pelo menos 4 empresas de mudanças, assim, você terá uma média boa de preço.
1.2 Segurança: É muito importante questionar se eles fornecem pessoal registrado, com uniforme da empresa (é a maior furada quando eles contratam pessoas só para aquele trabalho, pois eles podem furtar algo na sua casa, e não têm nada a perder com isso!)
1.3 Material Usado: Pergunte se a empresa fornece plástico bolha, para embalar suas louças, seus cristais, suas decorações... Sabe como é: chegar na nova casa e perceber que suas coisas quebraram é horrível! Dá uma revolta! (rss). Para embalar Televisão, móveis de madeira, eles costumam usar uns cobertores.

2) Arrumação:
Eu não abro mão de arrumar minhas roupas, meus livros, meus creminhos, sapatos e makes.
A parte frágil e os móveis, eu deixo para os funcionários da empresa embalarem, pois eles se responsabilizam caso algo se quebre!
Dica: Aproveite esta fase de arrumação para separar o que você não usa mais e doar... Gente, eu doei tantas coisas... De tudo mesmo! Minha querida ajudante Penha, arrumou gente pra receber tudo o que eu queria doar. Foi muito bom!
É claro que tem muita coisa pra jogar fora... Uma papelada! Daria uma fogueira de São João (rss).

3) Embalagens Para Sua Arrumação: Os supermercados costumam doar as caixas de papelão. Mas você não consegue tudo em um único dia... Tem que passar vários dias pedindo... Eles separam para vc, se vc pedir. Mas vou adiantar: As caixas ficam naqueles depósitos sujos, com barata, etc... Por isso: Não coloque  suas coisas em contato direto com o papelão... Uma dica que me deram e eu gostei: USE SACO DE LIXO DE 100 LITROS PARA GUARDAR ROUPAS DE CAMA, TOALHAS DE BANHO, BIXOS DE PELÚCIA, SAPATOS...  Eu acho que é bem mais limpo, gente... Vão por mim. eu fiz isso e não me arrependi.
Para levar suas roupas: Malas de Viagem é a melhor solução!

4) Etiquete todas as caixas e sacos, mencionando o ambiente e o conteúdo. Por exemplo: (Lavandeira / Produtos de Limpeza), (Cozinha/Louças), (Escritório/Documentos).
Assim, eles deixarão as caixas no ambiente onde os objetos serão guardados e você sabe o que tem dentro daquela caixa/saco. É a melhor coisa!

5) Contrate alguém, ou vá com alguém limpar a casa nova antes de vc entrar... Assim, o banheiro estará limpo, os armários sem poeira... Isso  facilita muito! É claro que depois vc precisará limpar novamente o piso e tal, porque é um entra-sai de gente... Mas pelo menos vc pode guardar suas coisas...

6) Quando sua louça chegar, lave tudo!!! Não use nada antes de lavar! Dá um certo trabalho, mas vale a pena beber naquele copo que você sabe que está limpo!

7) O que guardar primeiro: Para mim, é melhor começar pela cozinha, depois eu guardo as roupas e depois o resto.


Gente, é isso! 
Estão registradas minhas considerações sobre este assunto ;-)


**Se quiser ler mais sobre o assunto, achei neste site uma reportagem interessante! 


Beijokas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!