terça-feira, 20 de novembro de 2012

CORRER "ESTÁ NA MODA"

Dia desses ouvi uma frase que me deixou "bolada"... Em uma conversa entre as alunas do curso de francês, uma das meninas comentou que correr está na moda!


Eu dei risada... "Por que será que ela está dizendo isso, meu Deus?" Pensei cá com meus botões...

Conversei com outras pessoas na academia e tive a confirmação... Correr é a moda do momento!

Isso é bom, se feito com responsabilidade e péssimo, se a pessoa não se preparar para a atividade.

Ao longo da minha jornada pelas esteiras, areia, calçadões, e parques (rss) descobri algumas coisas a respeito da corrida, e que acho oportuno compartilhar com quem está pensando em embarcar na "nova moda"...

- No que diz respeito à indumentária ;-) escolha roupas beeem leve
Nada de correr de preto debaixo do sol. Pode parecer elegante, mas cores escuras absorvem mais o calor! Escolha a que vc se sente mais a vontade, não precisa correr de top, pode ser uma camisetinha, pode ser uma bermuda no lugar do shortinho curto... Mas também não precisa ficar paranoica com seu corpo. Afinal de contas, você está em busca de melhorias ;-) 


- Tênis: Escolha um próprio para corrida. E isso não é frescura, isto é preservar seu joelho do impacto . Se você quiser ter longa vida de exercício, inclusive na sua velhice, lembre-se que é muito importante cuidar de seu joelho. Vou falar citar aqui a minha marca preferida de tênis de corrida: Mizzuno.



- Hidrate-se... Muito! Beba: Água, Água de coco, bebidas que hidratam...



- Não saia por aí correndo 10 kilômetros igual "um (a) doido (a)" sem passar por uma avaliação médica/física antes...
Pessoas com sobrepeso, devem começar com atividades aeróbicas de baixo impacto... Exemplo: bicicleta, caminhada... Depois que perder um pouco de peso, aí sim deve-se introduzir a corrida...
Mas tudo isso é muito mais seguro se você tiver o aval de um médico, de um professor de educação física. Leve isso a sério! É mais seguro e eficaz!

- Fazer musculação dá mais resistência para corrida, suas pernas ficam mais fortes e você tem mais condicionamento e seu treino fica mais completo!


- Faça um treino que seja adequado ao seu objetivo. Se correr em um determinado ritmo, seus batimentos cardíacos chegarão a um nível de queima de gordura, se passar desse ritmo, você acaba focando no condicionamento físico e não na queima de gordura. Para saber mais, consulte um profissional, assim, seu treino fica mais eficiente.

- Para quem estiver começando, procure intercalar corrida com caminhadas aceleradas.

- Se estiver caminhando acima de 6,5 km/h você já pode começar a correr trotando, pois irá preservar mais o seu joelho. Caminhar quase correndo pode prejudicar seu joelho

- A última coisa que lembrei: Corra movimentando mais seus braços do que seus ombros... Isso dá mais equilíbrio ao corpo durante a corrida, seus braços se movimentam, há maior circulação de sangue!

Essas dicas são básicas, não sou professora de educação física, mas treino há bastante tempo e corro também há quase 10 anos. Neste tempo, já parei, já voltei, já tive que dar um tempo, fazer atividades de baixo impacto...
Hoje, eu treino musculação 4 vezes por semana , faço aeróbico até 5 vezes, mas estou intercalando a corrida com bicicleta e transport. Porque eu quero correr por muitos e muitos anos, ainda...

Corrida emagrece, dá ânimo, seu cérebro respira e ainda é de graça! 

Não é um modismo, é saúde... 
É uma benção ;)))


Beijos!

2 comentários:

  1. Preciso voltar a ter esse pique!! hahaha

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. uauuu !
    Não sabia que vc era super atleta heheh
    sou uma sedentária... :/
    tento fazer qualquer exercício mas não dá!
    Adorei ler sobre essa história de correr para não rejudicar tanto o koelho de quem caminha quase correndo! Adorei saber :)

    Beeeeijooos e ótima semana!

    re-becah.blogspot.com

    www.youtube.com/user/blogdareh

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!