sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BATATA GRATINADA


Bom dia!!!! Sexta feira chegou!!!! Final de semana a vista!!!!!!

Tudo de bom! Há mais ou menos duas semanas atrás eu preparei um almocinho que fez sucesso aqui em casa. Vou compartilhar com vocês e quem sabe alguém pode testar neste final de semana...
Trata-se da Batata Gratinada. Receita so site da Nestlé.
Este prato é ótimo, porque vc pode deixar tudo pronto, montado, na geladeira, e colocar para gratinar somente na hora de servir, enquanto você prepara algum acompanhamento, mais uma salada...

Eu gosto de receitas assim, pois posso preparar com antecedência, sair e curtir mais um passeio, uma praia, reunião da igreja, e quando chegar em casa... Tudo já está adiantado!

"Prato Feito" :-)
Ingredientes:

500g de batatas, cozidas al dente em água e sal
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de orégano
150g de mussarela em fatias
1 colher (sopa) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de leite
1 lata de Creme de Leite
1 colher (chá) de sal, 1 pitada de pimenta do reino, 1 pitada noz-moscada ralada
queijo parmesão ralado para polvilhar
manteiga para untar
Modo de fazer:
1.Unte uma forma refratária e cubra o fundo com metade das batatas.
Pincele um pouco da manteiga, polvilhe um pouco de orégano e coloque algumas fatias de mussarela por cima. Repita as camadas pela ordem, usando o restante das batatas, da manteiga, do orégano e da mussarela.

2.  Para cobrir, você deve preparar o seguinte molho: Em uma tigela, dissolva a farinha no leite, e aqueça, até formar um mingau. Desligue o fogo e junte o Creme de Leite e o sal, tempere com a noz-moscada e a pimenta do reino e espalhe sobre as batatas e a mussarela. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno médio-alto (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até gratinar.

* Rendimento: Serve até 5 pessoas (aqui em casa, como somos em 2, sobrou para o dia seguinte)

Para acompanhar, fiz uma salada verde com tomate e  Medalhão de Filé Mignon envolvido em uma fatia de bacon (dessas que compramos da Sadia, Perdigão, Aurora, etc) com um molhinho simples:


Medalhões com o Molho

* Aproveitei a frigideira onde o medalhão foi preparado, e refoguei um pouco de cebola, alho, coloquei um pouquinho de manteiga, juntei um pouco de um molho de carne que eu já tinha congelado (as sobras dos molhos de carne de panela e outras receitas, eu costumo congelar para usar nessas ocasiões), temperei com cominho, pimenta do reino e pronto. Vc pode fazer o molho do seu jeito. Eu gosto também muito de misturar uma colher (sopa) de suco de limão, pq deixa um sabor especial. Enquanto vc faz o molho, é importante deixar os medalhões em um lugar aquecido, para manter a temperatura da carne. Este preparo do molho não passa de 5 minutos.
Que Deus abençoe sua vida e sua família, e que tenham um ótimo Final de Semana!

6 comentários:

  1. Olá Kelly,que receitas boas hein?vc gosta de cozinhar né?vou tentar fazer achei bem diferente.Bom fim de semana.Bjuus.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Realmente Léia, adoro cozinhar! Para mim é uma terapia! Acho que vc vai gostar desta batata, é bem diferente mesmo... E a carne pode ser do jeito que vc quiser, eu só dei uma idéia, mas pode fazer um frango, ou um bife...
    Bjs e um bom fim de semana pra ti também!

    ResponderExcluir
  3. fiquei com água-na-boca! humm... parece delicioso!

    ResponderExcluir
  4. Tentei te seguir e naum consegui. que pena. Vou tentar mais tarde. Gostei muito do seu blog. Ele é bom de se ler ler e tem coisas que eu gosto. Cheguei aqui através do blog "minha pele é melhor que a sua", e amei de cara o seu blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariah! Seja bem vinda, querida! Que bom que gostou do nosso cantinho :-) Outro dia vc tenta seguir novamente. Ah! Eu a-m-o o blog da Dra. Luciana, tudo de bom né? Abraço e obrigada pela força :-)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!