sexta-feira, 25 de março de 2011

SORVETE ARTESANAL

Gente, que alegria!!! O sol voltou com força total, dando um gostinho de verão no outono. Coloquei tudo pra fora (rss), cobertor, travesseiro, roupa de cama que estava guardada; deixei tudo no sol, renovando os ares! Uma das melhores coisas de se morar em casa e não apartamento, é isso: você ter muito espaço para colocar tudo no sol. Sempre que posso, coloco as roupas brancas para quarar... Sabe o que é isso? Nem todas sabem, mas quarar a roupa é colocar ela ensaboada no sol, para clarear! Depois de um tempo (uns 30 minutos), você tira e enxágua. Fica tudo branquinho! Minha mãe que me ensinou J


Bem, como voltou a esquentar, eu me senti motivada a postar uma receita de Sorvete Caseiro! É isso mesmo! Eu sei que hoje em dia está muito barato comprar sorvete pronto, que existem muitas e muitas marcas disponíveis no mercado, para todos os tipos e gostos... Mas vamos combinar: esses sorvetes industrializados levam muita gordura,  conservantes... Eles não são saudáveis... E preparar este sorvete em casa para sua família vai lhe render muitos elogios, pois ele fica cremoso, você vai usar ingredientes de boa qualidade, vai incrementar do seu jeito... Aqui em casa, o meu de chocolate já foi comparado com o Haagen-Daz (rss)... Usei cacau em pó de boa qualidade, pedacinhoos de chocolate meio amargo... Dei o meu toque!
Outros sabores já foram aprovados por aqui também, como o de Nata e Morango. Outros ainda serão testados. Vamos à receita da base, que eu consegui no blog Rainhas do Lar:
Ingredientes:

- 500ml de leite
- 1 colher (sopa) beem cheia de amido de milho (Maisena)
- 1 embalagem de leite condensado;
- 1 colher (chá) de liga neutra;
- 1 caixinha pequena de creme de leite gelado;
- 2 colheres de leite em pó Ninho; (já fiz uma vez sem este item e ficou bom)
- 1 colher (chá) de emulsificante;


Modo de preparo:
1. Primeiramente, você vai levar ao fogo o leite, 1/2 embalagem de leite condensado (guarde o restante na geladeira) e o amido de milho. Misture bem, como se fosse fazer um creme de pavê. Mexa até engrossar, mas a consistência fica parecida com um mingau. Leve ao freezer ou a geladeira, para esfriar.

2. Depois de frio (sem congelar), transfira para uma vasilha e bata com liga neutra por 5 minutos, em potência baixa.
3. Transfira esta mistura para um tabuleiro (desses de assar bolo) e leve ao freezer até congelar. Como o tabuleiro é de alumínio, ele permite que congele mais rápido, em menos de 3 horas já estará pronto para a próxima (última) etapa.

4. Depois de congelado, retire com uma colher as porções de massa, colocando na vasilha grande da batedeira. Adicione o leite condensado restante, o creme de leite, o leite em pó, o emulsificante e o sabor que você escolheu (logo em seguida, falo melhor sobre os sabores) e bata bem, até dobrar o volume. Transfira para recipientes com fecho hermético (vc pode utilizar pote de sorvete vazio, ou qualquer pote que deixe bem fechadinho) e levar ao freezer por aproximadamente 12h.
* RENDIMENTO: Aproximadamente 2 litros. Veja meus potinhos:
Um pote grande de 2 lt + um pequeninho :-)

* SABOR
Para fazer o sorvete de chocolate, acrescentei:
4 colheres (sopa) de chocolate em pó Nestlé ou Garoto + 3 colheres (sopa) de cacau em pó e meia barra de chocolate meio amargo picado. Você pode colocar o sabor e ir provando, até chegar no ponto que deseja. Cuidado para não exagerar, para que a receita não fique pesada.


Nos sabores: Morango e Nata! Cremosos!!!! Hummm!!!!

Para fazer o de Morango, e Nata eu comprei os saborizantes e acrescentei. No de Morango, acrescentei um pouco de geléia de frutas vermelhas que eu tinha em casa. Ficou 10!
Se vc não tiver o saborizante, pode usar um pouco de Nesquik sabor morango. Mas coloque aos poucos, cuidado para não exagerar, coloque uma colher de sopa, prove, assim, por diante. Se quiser pode fazer uma geléia de morango e acrescentar também.
* EMULSIFICANTE E LIGA NEUTRA:
Você compra os saborizantes, liga neutra e emulsificante em lojas especializadas em artigos para festas, essas lojas que vendem artigos para fazer chocolate, etc... Eu já vi no supermercado também. Paguei menos de R$ 3,00 em cada embalagem. No Rio, comprei nas Casas Pedro, no Saara! Veja a imagem das embalagens dos produtos que comprei:



Gente, quero deixar bem claro que eu não aboli os sorvetes industrializados aqui em casa, é claro que quando necessário, eu continuo comprando, principalmente em emergências (rss), mas também tenho procurado deixar no freezer um pote deste artesanal, pois o sucesso é garantido :-)
Algumas vezes também vou à Sorveterias, adoro os sorvetes italianos... rss.

É isso gente! Usem a criatividade, façam as combinações, e depois, me contem, como ficou!
Um final de semana abençoado para vocês!
Bjs!


 

4 comentários:

  1. meu, suuuper cremosooo
    Adorei ;9
    ai ai minha dieeeetaaa

    Beeeijooos


    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rebeca... Tu est trés élégant! :-)

    ResponderExcluir
  3. vc tem que inventar uma receita de sorvete light! rs.. mas esse parece deliciosooo!!!! um bjo Kelly!

    ResponderExcluir
  4. Olha, é uma boa idéia! Eu acho que para fazer a receita ligth,que podemos trocar o leite condensado e o creme de leite pela versão ligth que já encontramos no supermercado. O leite, poderia ser o desnatado :-) Acho que deve ficar bom, né Carol (rss). Vou testar qualquer dia, se der certo ou errado, eu conto! Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!