quinta-feira, 5 de maio de 2011

NHOQUE AO MOLHO GORGONZOLA: ALMOÇO DIA DAS MÃES

Mafalda, minha lindinha... sou fã nº 1 dela!
Já pensaram no almoço do dia das mães? Nãââooo? Ah! Mafalda não quer correr risco de tomar sopa (rss)... Então, venho dar minha humilde contribuição a vocês: uma receita de nhoque caseiro, que com certeza vai agradar em cheio sua mãe!
Gente: restaurante no dia das mães não dá certo... Filas e mais filas e a coitadinha com carinha de fome... E ninguém libera mesa, famílias enormes sentadas, a criançada em volta da mesa, e o almoço rende horas e horas, da entrada até a sobremesa e o café... E a gente lá... Igual cachorrinho olhando o franguinho naquela geringonça que assa frango na padaria...  Só na vontade...
Vamos para a cozinha, meus queridos, mamãe vai ficar muito agradecida! E ela m-e-r-e-c-e !!! Para sobremesa, depois vou postar uma receita de Pudim de Leite, tá bom? Tudo simples, para não ter erro e mamãe ficar feliz!
Este nhoque eu aprendi com o queridíssimo chef Claude Troigros, assistindo ao seu programa “Que Marravilha” no GNT, e a receita é da tia dele... Ou seja, receita de Família! Ótima pedida heim?
Para Fazer o Nhoque você vai precisar de:

Prontinhos para cozinhar!

600g de batatas (se vc não tiver balança em casa, compre no supermercado exatamente esta quantidade)
120g de farinha de trigo (talvez use um pouco mais para dar ponto)
3 gemas
80g de queijo parmesão ralado
60g de queijo mussarela ralado
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto
noz moscada a gosto

Corte as batatas em cubos (com casca) e asse no forno alto pré-aquecido, até que elas fiquem macias o que levará aproximadamente 40 minutos. (Se não tiver paciência, cozinhe as batatas em água e sal, mas elas assadas, dão um sabor bem especial ao prato). 
Depois, descasque as batatas ainda quentes, e amasse bem, passando por um espremedor ou com o garfo. Misture com todos os outros ingredientes.
Caso seja necessário mais farinha, acrescente, até dar ponto de enrolar, mas não exagere! O nhoque é para ter gosto de batata e não farinha!  
Enrole e corte o nhoque do tamanho que quiser.
Ferva água em uma panela grande, acrescente sal, e jogue o nhoque.
Quando ele subir (aproximadamente 5 minutos), retire e coloque em água com gelo. Seque imediatamente com um pano e reserve! 
Enquanto isso, faça o molho!
Assim que todos estiverem cozidos e secos, e o molho pronto; aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e frite o nhoque. Ele criará uma casquinha, que dará um sabor bem especial ao prato, enfatizará o sabor do queijo que está na massa!
Molho:
400ml creme de leite    (receita original pede 300 ml. Eu uso de caixinha)
150g queijo gorgonzola   (receita original pede 200 g)
sal a gosto (cuidado com o sal, pois o queijo é bem salgado!)
pimenta do reino moída na hora a gosto 

Ferva o creme de leite e o queijo gorgonzola até que derreta e adquira uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta.
Assim que os nhoques estiverem fritos, é só cobri-los com este molho e polvilhar queijo ralado!
Rendimento: Serve bem 3 pessoas
Dicas:
* Sirva com medalhão de filé mignon... Fica muito bom!
* Você pode fazer os nhoques antes e deixar cozido, sequinho, aguardando apenas fritar na hora de almoçar. Eu faço assim, quando faço para jantar, preparo tudo a tarde e a noite, só dou uma passadinha no azeite e faço o molho em 5 minutos!


 
 
Beijo!
* Se você quiser assistir ao vídeo dessa receita acesse: http://gnt.globo.com/quemarravilha/Receitas/Receita-de-nhoque-ao-gorgonzola.shtml

5 comentários:

  1. humm, que fomeee
    deeve ter ficado uma delícia ;9

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fica sim Rê... é simplismente a melhor receita de nhoque que eu conheço.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. aaii meninaaa!!! sua chataaa..como faz uma coisa dessasss????!!!hauhuhsa...aaaaai que delíicia..agora vo ter que fazer neh!rsrsrs...deve ser a melhor receita mesmo..valeu pela dica, já tinha um bom tempo que não comia e acredita que adOOOOroo!!!!rs..
    Bjao amore!
    www.lojinhav.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hummm... Eu adoro nhoque, amo tudo oque tem massa na verdade *-*
    Vou estar longe da minha mãe, mas amei a receita pq neste domingo realmente restaurante deve ficar fora de cogitações!!!

    Bjoooo!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meninas, eu tbm estarei longe da minha mãe... Mas vale a pena fazer a receita pra gente, pensando nelas (rss)... Um beijo para vcs!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!