quinta-feira, 26 de maio de 2011

P E R I G O ! ! !


De repente aquele som que vem do rádio alto da casa da vizinha começa te irritar de um jeito! Gente!!!! Que música chata!!!! Dá para baixar este volume? “
Isso sem contar a empregada dessa mesma vizinha, que canta, canta, canta em uma altura!!!! Nossa! Parece um tenor! Será que ela não percebe que está te irritando?
Até o pedido do marido por “aquela” meia, que combina com “aquela” calça, que você sempre acha fofo, também, de repente se torna algo irrrrrritante ...“Por que eu tenho que procurar”? “Ah! Usa qualquer uma, ninguém vai  ver mesmo...”
Isso sem contar aquela amiga, que liga e fala, fala, fala... Você não está a fim de ouvir e muito menos a fim de fingir que está a fim... (rss). Não deu para perceber?
Você não sente pena de ninguém, sente pena só de si mesma, por ter que passar raiva por causa dos outros... O culpado é sempre o outro!


Mas em meio ao ataque de irritação às vezes contido, às vezes não... Vem aquele aperto no peito... Uma angústia... Um sentimento de auto-piedade... Uma melancolia! Um turbilhão de emoções...  E então uma lágrima escorre dos olhos... Quando você se dá conta, o travesseiro está todo molhado! Sua cara inchada, os olhos vermelhos de guerra, e as olheiras se instalam!
Então... A pergunta que não quer calar:
- Cadê? Cadê? Cadê?
- Cadê o quê, criatura????
- Cadê aquela caixa de bom-bom, cadê os meus chocolates????
E o alívio:
- Ah! Achei! Achei! 
E come, come um, dois, três, quatro... Perde as contas!



Com a cara lambuzada, pergunta:
- Marido... Você me ama? Mas me ama muito, ou só um pouco? Responde! Não estou insegura, não!!!! Juro! Só quero saber... Fala a verdade!
Garota chata!!!
Rss...
Ah! A TPM...  Sigla nada simpática...
Se você não sofre com a sua própria Tensão Pré-Menstrual, possivelmente sofre com as reações de uma mulher bem próxima de você, ou nem tão próxima assim, que tem esta bendita...
Ela nos torna mulheres afetadas!
Tornamo-nos insuportáveis para os outros e para nós mesmas!
Ela nos atinge em 3 níveis:  físicos, mentais e emocionais ... Ou seja, viramos uma bomba relógio, prestes a explodir a qualquer momento (rss).
- Fisicamente, nos tornamos mais lentas,o corpo fica um pouco mais inchado, sentimos tonturas, palpitações, muito sono, dor de cabeça, cólicas, falta de energia.
- Mentalmente: o raciocínio fica mais lento... Parece que tudo está acontecendo em velocidade rápida e você não vai dar conta de acompanhar (rss)... Em alguns momentos, a capacidade de concentração é 0%!
- Emocionalmente: ataques de euforia, irritação, afetação (rss), sensíveis, chorosas, inseguras, deprimidas
A pessoa muda c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e!
Não tem explicação!


Tenho alguns conselhos para dar a quem sofre com TPM:

*Se vc fica muito irritada e/ou sensível... Não tome decisões sérias nos relacionamentos Amizades, casamento, namoro, profissional) nesta época de seu ciclo...
Evite ao máximo os confrontos...  Chore o que tiver que chorar, coma os chocolates, peça carinho, faça de tudo para não brigar, para não discutir relação nesses dias... Sabe por quê? Porque nesta fase tudo ganha uma proporção maior... O que seria normalmente contornável se torna algo crônico, porque é uma fase intensa! O que é ruim se torna péssimo...  Então, coloque na sua cabeça:
"Estou de TPM, amanhã é outro dia, tudo será melhor, mais fácil."
Pronto!
Eu tomei esta decisão na minha vida... Eu viro mulher das cavernas, então... Fico na minha! Ninguém tem nada a ver com isso!  Ninguém quer ser mal tratado... Meu amado marido, já sabe... Converso logo com ele... Já digo: Estou de TPM. Porque eu fico mais calada, mais introspectiva, então, ele já sabe e me respeita. Isso evita muita coisa! Aí quando estou melhorzinha, eu compenso fazendo um agrado, pq a vida é assim, precisamos fazer demonstrações do nosso amor, do nosso afeto, para quem amamos.
*Outra coisa: Sei que tem gente que não leva isso muito a sério, mas dá resultado: Faça exercício físico... Nesta fase, eu me sinto com menos energia, então, minha capacidade de levantar peso diminui... O que eu faço: diminuo as cargas ou o número de repetições... Depois, um exercício aeróbico (caminhada, pedalada, corrida) também ajuda, e muito! Natação é sensacional para essa fase...
Eu entro na academia uma, e saio outra! Dá uma sensação de relaxamento... Que é só chegar em casa, tomar uma banho, e descansar! Dormir! Apagar! É muito bom!
*Na alimentação, evite alimentos ricos em sódio, pois ele provoca retenção de líquidos, o que gera inchaço! Celulite! Aumento de peso! Esta retenção já existe, a maioria das mulheres sofre com isso, mas se consumir alimentos ricos em sódio, muito sal, vai piorar! Beba sucos naturais, coma vegetais, carne magra e branca, coma frutas! Isso faz diferença, meninas!
*Existem os picos da TPM, que é quando ela alcança o seu nível mais alto, e aí, não tem  academia, chocolate, choro que resolva...
Então minha amiga, nesse pico, você vira um turbilhão, tudo de ruim da TPM se manifesta ao mesmo tempo, é o momento de  tomar o controle da situação: Você se conhece... Eu nesse momento, me isolo, fico bem quietinha no meu canto...Sei que está no final... Mais uma noite e tudo vai passar! Faço uma cara de doente (rss), nem preciso me esforçar para fazer essa cara, procuro não falar com ninguém... Peço a Deus que me ajude, que me dê o auto-controle, e que Ele controle as minhas emoções.... E passa! Tudo passa!
* Fale com sua médica, ou médico sobre isso... Se você realmente achar que está demais, fale mesmo, peça ajuda!
E  lembre-se:
“Mas é claro que o sol, vai voltar amanhã, mais uma vez, eu sei!!!”

E do casulo sairá a bela borboleta!
Pronta pra outra!



Beijos meninas...

(Compartilhem, comentem com a gente a respeito do tema, acho que isso interessa a todas mulheres!)

10 comentários:

  1. hahahahahahahah....
    É madruga, "rir baixo" foi um sacrifício hahaha... Sabe qdo vc quer chamar alguém para compartilhar o que está lendo??? Tá todo mundo dormindo, como faço??? hahahah...
    Ohh Kelly, vc entrou lá no fundico da minha TPM!!! Nossa, eu sofro com esta bendita!!! Estou "nela" neste momento aliás, nem vou falar dos sintomas pq vc escreveu tudinho MESMO. Quer me conhecer melhor por hoje: O teu texto, sou eu aí!!!
    É feio reclamar, afinal sou saudável e tal... Mas ser mulher é barra pela TPM... Alguns dias antes do ciclo, e durante ele, fico inútil... Me acho horrorosa e fracassada, fico sensível e depressiva... Acho que tá tudo errado com meu namorado! OMG, são quase 15 dias do mês sem as rédeas da própria vida!!!

    Preciso dizer que ameeeei o texto??? =D

    Bjooo querida, ótima sexta!!!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lidi... rss... 15 dias, amiga? Só Jesus!
    Eu sofro uns 7 dias,mas os 5 últimos são mais intensos, e o último é o pior! Quando passa, dá uma alegria, né? Vontade de sair comprando roupa nova, conversar com as amigas, namorar... C' est la vie! rss
    Beijos! Adorei seu comentário!

    Kelly

    ResponderExcluir
  3. huhauhauhau
    Adoreeei :D

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha ótima postagem esclarecedora,de uma ajuda imensa a nos mulheres, obrigada, abraço.
    Josiana Leite- Decorafino

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!!!!!!hahhaha
    Eu tenho das bravas também!!!!!!
    Beijo linda e ótimo domingo!!!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  6. Desculpe a demora em voltar... Tb andei usmida do meu próprio bloguinho.

    Olha eu vim no dia certo pq hj eu to Treinada Pra Matar!!
    Eu tomei essa decisão q vc falou: nada de resolver coisa importante ou ter aquela DR na TPM, pq eu perdi amizade assim. Td mÊs brigava, uma h acabou. Eu sou sincera demaaais e na TPM eu tenho crise de super-sicneridade. Aí resolvi: nada de msn ou dizer verdades na TPM. Mandar e-mail?? Neeeem pensar!!

    ResponderExcluir
  7. Agora, meus sintomas são tantos...

    Tem mês q só falto comer as paredes. E ñ é só gula não; é fome de ficar tonta! Tem mês q nada me apetece, fico enjoada... Mas chocolate, huuum chocolate cai bem sempreee (apesar dos médicos dizerem o contrário). Isso por causa da Serotonina; daí a importância de vencer a preguiça e se exercitar.
    E q preguiça!! Meu 1º indício de TMP é q sinto um sono anormal, parece q vou desmaiar, q o mundo tá acabando q eu vou morre se não dormir mais um pouco!! Q cansaço, q peso, q fadiga... Pobre de mim, coitadinha de mim, como sofro! ops! Vc falava de q msm? De tuo piedade né? Ah sim... rs

    ResponderExcluir
  8. E o inchaço??Putz!! Eu incho muiiito, apesar de beber mt água. Qd eu podia fazia drenagem linfática. MAs aprendi uma coisa mt boa: ÁGUA DE COCO!!! Tomar água de coco desincha mt!! Quer dizer, a massoterapeuta falou q ñ é inchaço, mas retenção de líquidos (inchaço seria p/ retenção de sangue e não de linfa, q é o caso).

    Eu brigo, eu choro c/ comercial (hj eu chorei c/ o vídeo q a Vivo fez p/ Eduardo e MÔnica, já viram q coisa perfeita??); eu acho q ninguém me ama; fico suscetível, frágil, doloridíiiiiiissima da ponta do pé ao coro cabeludo; chaaaaataaaa... rs

    ResponderExcluir
  9. Mas eu vou dizer uma coisa (p/ encerrar minha falação né). Eu ñ tomo pílulas/hormônios. Aí uma vez eu falei assim p/ médica: me vê algo aí mais natural p/ controlar essa TPM antes q eu vire um perigo p/ sociedade (sim, estava mt agressiva verbalmente). Aí ela me deu a "cura": DOXAL!!!
    Q nada mais era q um tipo de vitamina (B12 e B6). Só podia tomar 10 no mês, eu ne mchegava atanto. Uns 6 dias tomando e eu voltava a ser a doce, calma e feliz Daniele. O remédio já vinah c/ trilha sonora: "Tuuudo azul, Adão e Eva no paraísooo".

    Mas aí um dia... Ele sumiu!!! Acabou!!! Não acho mais em farmácia nenhuma!!!! Há meses ele foi descontinuado!!! ERa só uma vitamina milagrosa q devolvia a paz ao meu lar e minha vida e zupt! Desapareceu :(

    ResponderExcluir
  10. Calma, Dani... rss... Pode desabafar... Realmente, é uma fase que somente nós mulheres podemos compreender o que a outra está viviendo... Mto difícil!
    Beijinho! Melhoras!
    :-)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!