domingo, 20 de fevereiro de 2011

EMPANADAS ARGENTINAS

Vou começar a semana sugerindo uma receita deliciosa que cai muito bem como um lanche: Empanadas Argentinas.
A base da massa é farinha de trigo, manteiga, água e sal. Gosto dela bem fininha com recheio de carne.
Preparei para levar em um Chá de Panela e foi aprovada pelas minhas amigas queridas, que estavam presentes. Separei algumas para minha casa e levei para a praia de lanchinho... Caiu muito bem com um mate beeemmm gelado.
Pretendo fazer novamente, mas agora, para congelar. Outra coisa que vou alterar é o preparo... Acho melhor fazer o recheio um dia antes, pois a receita é um pouquinho trabalhosa... Mas não é complicada e o resultado final faz você sentir que valeu a pena.          

(Fonte da Receita: Usei como base a receita do Site GNT, mas fiz minhas adaptações e gostei do resultado)
Ingredientes:

Massa
1kg de farinha de trigo especial
1 colher de sopa de sal
200g de manteiga sem sal
Água morna o quanto baste (usei + ou – 2 ½ copos de 250 ml)

Recheio
1 pimentão amarelo bem picadinho
1kg de carne limpa, sem muita gordura (contra filé, alcatra, patinho) cortada em cubinhos na ponta da faca (usei patinho)
1kg de cebola cortada em cubinhos (aproximadamente 6 cebolas de tamanho médio)
100g de manteiga
½ maço de cebolinha verde cortado em cubinhos
Pimenta calabresa moída a gosto
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Cominho a gosto
Páprica a gosto
4 ovos cozidos duros, picados
25 azeitonas verdes picadinhas
1  cubo de caldo de carne amassado
1 pimenta dedo-de-moça bem picadinha


Recheio Pronto Esfriando... A carne ficou bem picadinha, mas não era moida
Preparo do recheio
Doure a cebola na manteiga e junte a carne. Misture a acrescente o cubo de caldo de carne, a cebolinha e os demais temperos. Cozinhe, deixe esfriar e leve à geladeira. Depois de gelado, junte os ovos cozidos e misture bem.






Preparo da Massa
Misture a farinha ao sal e coloque-a em coroa sobre a mesa. Desfaça a manteiga no meio. Misture bem com as mãos e vá incorporando água morna aos poucos até obter uma massa flexível. Trabalhe a massa com as mãos e a divida em bolas. Estique-as com um rolo, em espessura bem fininha. Corte discos de dez centímetros de diâmetro e reserve.

Finalização

Coloque uma colher de sopa no centro do disco, umedeça as bordas do disco e feche a massa fazendo pressão com o dedo para as bordas ficarem entrelaçadas. Pincele gema de ovo por cima, para que tenham um brilho quando sair do forno. Asse as empanadas em forno quente, aproximadamente 200 ºC, até dourarem.


Uma fornada saindo... Hum!!!!
Rendimento: Aproximadamente 38 empanadas

Uma semana abençoada a todos vocês!

7 comentários:

  1. são maravilhosas, eu estava no chá!!
    beijos, continue Kelly, estamos amando!Lilian

    ResponderExcluir
  2. Olá Kelly.Não estou lembrada do que escrevi no último comentário.Mas quero te fazer uma pergunta que não tem haver com as empadas,que por sinal estão lindas.Queria saber se vc já comprou algum serviços desses que estão na net,tipo Clickon,que dão ótimos descontos em clínicas de estéticas e restaurantes por exemplo.Pois são descontos tão bons que mesmo ligando em alguns estabelecimentos eu ainda fico meio desconfiada.Será que é bom mesmo?Beijuuu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Léia, eu já comprei! Conheci esses serviços ano passado, e tbm ficava desconfiada, então, a primeira coisa que comprei foi bem baratinho: Um Yofrozen (sorvete a base de iogurte), que paguei R$ 2,90... Depois já comprei outras coisas, até um ensaio fotográfico!Ah! Todas minhas compras foram pelo Peixe Urbano. Acho que é válido observar as condições como por exemplo dias da semana que poderás utilizar os serviços. Mas pode ficar tranquila se vc efetuar a compra, vai dar td certo! :-) Bj!

    ResponderExcluir
  4. Obaaa,tem um monte de coisas que pretendo fazer.É mais ligada à estética tô precisando dá uma renovada na pele.Valeuuu.

    ResponderExcluir
  5. ai, que triste, eu nem consegui provar no chá, pq tavam tão boas, que voaram! Mas, como vc arrasa na cozinha, sei que estavam D-I-V-I-N-A-S! só faltou o detalhe da bordinha! como faz? um bjo! seu blog tá lindo!

    ResponderExcluir
  6. Ai.. essas minhas amigas... (rss). Flor, a dica para a borda é a seguinte: vc vai fechar como se fosse um pastel, mas não deve unir as pontas, feche um pouco antes, logo depois que cobrir o recheio. Então é só fazer as pregas, enrolando a massa com os dedos. Valeu! Beijos!!! Vou fazer novamente e dar algumas!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!