terça-feira, 29 de março de 2011

IOGURTE CASEIRO

Há mais ou menos uns cinco anos  atrás, aprendi a fazer o iogurte natural caseiro. Desde então, tenho feito com regularidade aqui em casa.


Iogurte com frutas, mel e granola... Destaque no café da manhã aqui de casa!


Este é o verdadeiro Iogurte, não aquelas bebidas lácteas açucaradas, cheias de corante que compramos no supermercado, superartificiais!!!
Estava lendo nesses dias a respeito dos benefícios do iogurte para a saúde... O verdadeiro iogurte, possui  zilhões de Lactobacillus Bulgaricus, as tais bactérias vivas que proporcionam uma ótima disgestão.
Eu costumo guardar na geladeira por até 2 semanas (raramente isto acontece, pois consumimos muito aqui em casa). Utilizo muito em receitas de bolo, pães e sobremesas. É um excelente custo-benefício, pois com um potinho que você compra no supermercado, você prepara um litro de iogurte! Vou lhes ensinar a receita e logo em seguida, dou algumas dicas. Aproveito também para informar que quem quiser uma versão ligth, basta colocar o iogurte e o leite desnatados, e quando adoçar, pode usar adoçante comum.


Detalhe da textura que ficou desta vez :-)


Você usará:
1 litro de leite integral ou desnatado (já fiz com os dois)
1 pote de Iogurte Natural integral ou desnatado, de qualquer marca. (Eu gosto muito da marca Vigor, pois a textura fica melhor, mais firme!)
1 pote plástico, grande, com tampa

Como fazer:
1. Leve o leite ao fogo, e assim que levantar fervura, desligue.
2. Espere amornar. A temperatura correta é 110º. , mas se você for como eu e não tiver termômetro culinário em casa, faça o seguinte: a temperatura estará correta quando vc conseguir manter o seu dedo mínimo, dentro do leite por 20 segundos J
3. Despeje aproximadamente 1 copo deste leite morno em um pote (que deverá ser o pote onde vc armazenará o iogurte) e misture com o iogurte natural industrializado que estava reservado. Misture bem e vá acrescentando o restante do leite. Tampe o pote, envolva-o em uma manta, ou uma toalha de mesa, ou uma flanela, deixe bem fechadinho e guarde em um armário fechado. Deixe repousando, não mexa, por 10 horas (eu costumo fazer a noite, assim, de manhã já temos iogurte pronto).
4. Prontinho! Guarde na geladeira.

Dicas sobre como consumir:
- Bata um pouco no liquidificador com frutas. Eu já bati com pêssego em calda e morango... Ficou maravilhoso!  Adoce a gosto com açúcar ou adoçante. Batendo no liquidificador, ele ficará  uma bebida, perderá a cremosidade. Mas eu aprecio muito!!!
- Misture um pouco de iogurte com uma colher (sopa) de geléia de frutas vermelhas ou morango... Não mostre para ninguém, coma escondida (o) rss. É uma sobremesa leve, saborosa e chik!
- Coloque um pouco de iogurte em um potinho, acrescente salada de frutas, granola e mel... Très délicieux !!!
- Coloque um pouco na sua vitamina, no lugar do leite
- Acrescente nas receitas de bolo, no lugar do leite
- Faça uma gelatina com metade da água que pede na embalagem, quando estiver quase endurecendo, bata no liquidificador com uma xícara (chá) de iogurte... Fica espumosa!!!! Faça com gelatina de uva ou limão... São as minhas preferidas para esta receita!

6 comentários:

  1. humm, que delícia!!!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. HUm, vou fazer. Fiquei com agua na boca.
    Adorei o post e blog, super util. Virei seguidora.
    Beijos

    http://costurasemfio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meninas, obrigada pelos comentários! Espero que façam mesmo e aproveitem!
    Mariana e Ded: Vou passar no blog de vocês para conhecer. Adoro! :-)
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. nossa... parece delicioso!!!!!
    vou tentar fazer, com certeza!!!!!
    bjo Kelly

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Carol! Faça e bata com frutas! Vc vai amar! Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Considerando que a água ferve a 100 graus Celsius, 110 graus vai causar uma bela queimadura no seu dedo. Talvez aguente uns 40 graus!
    Abraço
    Pedro

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!