segunda-feira, 25 de abril de 2011

VIAGEM... "Ô Bahia que não me sai do pensamento..."


A b r a   p o r t a   e   a   j a n e l a    
v e m    v e r   o   s o l   n a s c r . . . ”



E o sol nasceu na Bahia!


Ô xente...
Foram dias especiais, tranqüilos, divertidos, exóticos, intrigantes, alegres e muito, muito saborosos!
Tudo perfeito!
Se você ainda não foi à Bahia, não sabe o que está perdendo: as praias são paradisíacas, cultura riquíssima, aula de história pelas ruas do Pelourinho, a comida é um espetáculo a parte, e os baianos são ótimos!
Não temos do que reclamar! Só encontramos gente boa,  tanto no comércio, como no hotel e nos lugares que fomos...

Minhas impressões sobre os lugares por onde passamos:

Eu me apaixonei pela culinária baiana, fiz a festa!
O menu incluiu: acarajé, abará, bolinho de peixe, caranguejo, moqueca, peixe assado, peixe frito, ô xente!

*Próximo do hotel onde nos hospedamos, havia vários botecos que são freqüentados pelos nativos, ou seja, ali quem freqüenta é o baiano; e baiano sabe o que é bom (rss)... Descobrimos que o happy hour local é caranguejo com cervejinha gelada... Tô falando... Esse povo é porreta!
O caranguejo era dobrado, ou seja, pedíamos porção de 4 unidades e vinha 8! Ô bichinho... Coisa melhor que isso, só o pastel de camarão que saboreamos por lá... Fresquinho, muito camarão no recheio, fritinho na hora...

*O nome do hotel é “Hotel Casa das Portas Velhas”, fica no bairro da Mouraria. Ótima qualidade e preço amigável. Recebemos um drink de boas vindas: água de coco geladinha! O bairro Mouraria fica próximo do Pelourinho. Na decoração do hotel há muitas portas antigas restauradas, é muito charmoso! Nas diárias já estão inclusas as viagens de taxi de ida e volta ao Centro Histórico/Pelourinho... Isso é ótimo!
O café da manhã do hotel é muito bom! Sempre bem servido de frutas, sucos, omeletes ou ovos preparados na hora, pães, bolos, cereais, iogurtes, frios, etc... Os dias já começam bombando!


Fruta do Conde no Café da Manhã, um Luxo !!!

O serviço é ótimo, as pessoas que trabalham são muito educadas, proporcionando um tratamento personalizado ao hóspede.

Minha cara de felicidade com as sacolas de comprase uma aguinha de coco para refrescar! rss

*Um dia no Pelourinho foi suficiente, para visitarmos as igrejas, descermos e subirmos ladeiras, entrarmos nos espaços culturais, fazermos comprinhas:-). Almoçamos no Restaurante-Escola do Senac, onde há um bufê com 40 tipos de comidas e sobremesas, todas da culinária baiana... Uma delícia! Vale muito a pena almoçar um dia lá.

"Vitrine" de uma espécie de antiquário no Pelourinho... Bem popular!


Culinária Regional... O que mais gostei foi do Abará,
que é servido na palha do milho.

No último dia, almoçamos no Pelourinho também, no Mama Bahia... A moqueca de peixe com camarões é maravilhosa! O restaurante oferece um drink de cortesia: caipirinha!

Moqueca Deliciosa, servida no Mama Bahia
*Descemos o Elevador Lacerda e fomos à cidade baixa, conhecer o Mercado Modelo. Eu não gostei muito deste mercado, porque tudo se repete... As lojinhas vendem os mesmos produtos, e eles não me atraíram muito... Mas vale a pena ir lá, porque sempre tem uma coisinha que chama atenção
*Visitar a Igreja do Bomfim também fez parte de nosso roteiro, depois, caminhando, fomos ao Forte Mont Serrat... Lindíssimo! Um cenário deslumbrante! Lá, também fizemos uma paradinha para a melhor água de coco que experimentamos em Salvador!
Peixe Grelhado com legumes... Bar do Souza
* Praia do Forte: Ponto Alto da viagem!!!! Eu fui muito bem orientada pela Kátia do blog Cozinha Afetiva, a conhecer o Projeto Tamar, muito fofas as tartarugas, aquários lindíssimos! Também segui a dica de comer bolinho de peixe no Bar do Souza, lá nós almoçamos o melhor peixe grelhado da cidade. As dicas foram ótimas, o bolinho de peixe é inigualável, fritinho na hora! O caranguejo também, muito bom, carnudo! Valeu pela dica quentíssima Kátia!

O melhor bolinho de Peixe da Bahia, quiçá do Brasil!

*Praia do Porto / Farol da Barra: A-m-e-i! Praia tranqüila, não havia muita gente, água em temperatura baixa, ou seja, quase morna, relaxante! Atendimento ótimo na barraca que nos atendeu. Muito bom! Farol da Barra tem um museu interessantíssimo, de navegação.Parada obrigatória!
* Rio Vermelho: Bairro boêmio da cidade, com vários barzinhos com música ao vivo, bom para quem curte a vida noturna. Lá também tem as baianas mais famosas que vendem acarajé:
Já me estendi bastante nesta postagem... Como vocês podem ver, a viagem é cultural, é gastronômica, é para relaxar...
Salvador é uma grande cidade brasileira, foi a primeira capital do Brasil, tem muita coisa legal, como eu já mencionei; mas também tem suas mazelas, como toda grande cidade...
É muito importante viajar para esses lugares  com uma postura aberta para respeitar as diferenças, aprender sobre uma cultura diferente...
O Brasil é muito grande, há vários Brasis dentro deste território: culturas diferentes, costumes, sotaques, gírias, comida, jeitinhos...
Nasci no sul, moro no sudeste e amo o nordeste!
Aprendi que não existe superioridade, existem diferenças, e isso sim, é riquíssimo!

Para finalizar: eu dando pinta no Pelourinho de sainha, de menininha! :-)))

Um beijo para vocês..
Que o Senhor Jesus abençoe esta terra, lembrei de uma canção para a cidade:
"Salvador, só Jesus é o teu Redentor"

4 comentários:

  1. Fofa na Bahia, arrasou!
    =)
    Beijim,
    Katita, do Pitéu.

    ResponderExcluir
  2. Katita... Com suas dicas, não tem como ser diferente! Beijokas no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, menina, que inveja!!
    Ameiii os pratos, tb eu iria me acabar comendo!
    Amo frutos do mar!!

    Beeeijooos


    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. amei as fotos!! tudo lindo!! beeijóca ;*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!