sábado, 29 de agosto de 2015

ACABOU O CHORORÔ PARA DORMIR: RITUAL DO SONO



O sono nunca foi o forte do meu filho, Estevão, que atualmente está com 14 meses. 


Logo que ele desmamou, com 11 meses, eu comecei a ter umas noites um pouco mais tranquilas. Mas 2 meses se passaram e ele voltou a acordar a noite e não voltar dormir... 
Sobre essa questão eu só tenho uma coisa a dizer: ele acorda, eu espero 5 minutos e vou no quarto dele atendê-lo. 

Mas além de acordar na madrugada, estávamos com outro problema muito sério: um chororô interminável para começar a dormir no quarto dele a noite. Ele não aceitava de jeito nenhum que teria que dormir, mesmo caindo de sono, mesmo eu estando com ele... Isso realmente, me irritava muito, me deixava preocupada e sem saber o que fazer.

Foi quando eu pensei em criar um ritual para o sono... Com horário certo pra ir para o quarto, rotina tranquila e com muito amor, paciência edeterminação eu consegui fazer ele dormir sem chorar! Parecia realmente um milagre!

Então eu faço assim:

1. As 21:30 vamos para o quarto dele, onde fazemos uma atividade tranquila, montamos pecinhas, ele fica olhando eu guardar alguma roupa, conversamos... 
2. Depois, eu troco sua fralda.
3. Em seguida, escovamos os dentes.
4. Bebemos água no quarto.
5. Eu leio, ou invento mesmo uma historinha, com um livrinho com gravuras grandes.
6. Digo: "agora vamos orar para nanar."
7. Faço uma oração com ele de olhos fechados.
8. Apago a luz e deito ele na cama ao meu lado (ele dorme em um colchão no chão).
9.Em 5 minutos ele adormece.

Em todo tempo eu falo bem baixo... Não deixo ele se agitar, correr...

Gente... As vezes esse ritual dura menos. Quando ele está muito cansado, eu pulo a primeira parte e vou logo iniciando na troca de fraldas.

Vcs acreditam que já no primeiro dia funcionou?

Eu vi que a rotina é muito boa, mas o ritual é que fala mais alto. 
Se for calmo, tranquilo, acertivo... Ele vai se tranquilizar tbm, Não adianta tirar a criança do agito e dizer, é hora de dormir... Até pode ser assim, mas com certeza será bem mais tranquilo se tiver um ritual, um tempo para ela assimilar que precisa dormir, que já está na hora. 

E vocês, têm uma técnica ou um ritual para fazer as crianças dormirem sem o chororô? Comentem, participem, deixem suas dicas, eu vou adorar saber! 

Beijinho!

Curta a Página do Amenidades de Kelly no Facebook e fique por dentro de muitas informações, dicas e receitas diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!