quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia de Feira: AAAABACAXI!


Ipanema / Rio
Quando morava no Rio, eu freqüentava a praia de Ipanema. Em meio aquele mundo de ambulantes que passam o tempo todo vendendo “de um tudo”, havia um que sempre assustava o povo, quando chegava em um grupinho distraído ele gritava: “AAAABACAXI!!!!”(com muita ênfase na vogal ‘A”) ... Acho que muita gente lembra deste sujeito...  Ele assustou e chateou a muitos... rss.
Essa é uma das coisas legais do Rio, (não o ambulante – rss):  você encontra muitas Frutas e Abacaxi não somente nas praias... Quem trabalha no centro da cidade também encontra abacaxi gelado sendo vendido a R$ 1,00... Ótima pedida! Aqui em Niterói também já encontrei.
Quando trabalhava no Centro do Rio, eu costumava comprar muitas frutas pelo caminho que fazia das barcas (Praça XV)  até a Cinelândia: Morango, Caqui, Pêra, Goiaba, Mamão Papaya, etc.. Fazia a feira (rss).. Levava tudo para o escritório e lá fazia  a minha salada de frutas todo dia...
Ultimamente tenho comprado Abacaxi na rua, aqui próximo de onde moro. Olha só que lindos E me custaram R$ 10,00 (4 unidades!)

Esses eu comprei semana passada!

Descasco, corto em rodelas e guardo na geladeira, onde sempre está a disposição para ser consumido. Tem muita gente que aproveita a casca também para fazer suco.
Hoje, foi até engraçado... Eu já havia pensado em escrever sobre este tema; passei no supermercado porque terça-feira é o dia de ofertas das frutas e legumes em um certo comércio... Quando eu passo no corredor dos produtos de limpeza, encontro duas jovens senhoras... Uma delas estava toda empolgada dizendo que está fazendo a dieta do abacaxi: Toma suco de abacaxi demanhã, come rodelas de abacaxi no almoço e na janta come abacaxi com ovos cozidos (rss).... Calma, né gente... Daqui a pouco tá nascendo uma coroa de abacaxi na cabeça dela... Estava maravilhada porque começou a dieta há 20 dias e já perdeu 4 kilos! Fala sério... Nem 8 e nem 80... Ninguém tem que fazer loucuras para emagrecer... É melhor pensar em dosar as coisas. Abacaxi é muito leve, mas não contém todas as vitaminas necessárias para uma dieta equilibrada... Mas tem gente que é assim... Não pensa nas conseqüências!
Para finalizar esta postagem, olha só as acerolinhas que surgiram no pé que temos plantado em nosso vaso:

Apetitosas!

Os primeiros frutos deste pé... Nem acreditei quando vi aquele pé tão pequeno dando flores e em seguida essas frutinhas vermelhinhas... Parecem mini maçãzinhas!
Este vaso foi presente! Há dois anos + ou – ganhamos de amigos e irmãos que congregam conosco e reúnem em nossa casa toda semana... Super fofos!
Valeu!
P.S: (Quem quiser ler mais sobre o tal ambulante, que mencionei no início, acesse este link  e vá ao 11º parágrafo.

7 comentários:

  1. Gosto de abacaxi tb...mas tem uns que são tão azedos que fica impossível comer. Mas quando é bem docinho é uma delícia.

    ResponderExcluir
  2. Se ele for azedo, a dieta dá mais certo (rss)... Tô brincando.
    Ultimamente, eu tenho tido sorte, mas azedo, realmente não rola (rss)... No máximo um suco, bem adoçado! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kelly,vi seu pé de acerola,é uma fofura.Quero te perguntar se foi dificil pra ele "vingar".Amo essa fruta pelo alto teor de vitamina C.Aliás sou muito chegada em quase todas as frutas,não vivo sem,deve ser por isso que não consigo engordar um pouquinho.Tenho vontade de engordar mas não sou chegada em guloseimas,aí fica dificil né?Ah gostaria também de saber;vc é jornalista ou nutricionista?Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Léia! Sobre o pé de acerola, tenho ótima notícia para você: É mto fácil ele vingar. Só molhamos, adubamos e plantamos em um vaso! Ele frutificou em dois anos. Era uma muda grande. Se tivéssemos plantando no quintal, eu acho que ele até estaria maior! Pode plantar! É muito gratificante!
    Menina! Que bom isso de vc não gostar de doces e não engordar! (rss). Vou te contar: eu amo doces, e se não cuidar, engordo mesmo! Mas se vc quiser ganhar um pouco de peso, seria bom ter um acompanhamento com nutricionista para ganhar peso saudavelmente. Musculação tbm ajuda. Ah! Eu não sou nutricionista! Nem jornalista... (rss). Sou formada (licenciada) em História! Voltando ao ganho de peso: Eu já tive acompanhamento com o nutricionista da academia... Ele me ajudou muito a ganhar massa muscular e diminuir o percentual de gordura, pq a dieta era conjugada com a malhação. Foi ótimo!
    Um beijo!!! Adorei saber que continuas passando por aqui!

    ResponderExcluir
  5. que lindas as acerolinhas!! linda a cor e td!! ;)
    me lembro do senhor do abacaxi em Ipanema hahaha

    ResponderExcluir
  6. Kelly,recebeu um outro comentário meu?enviei por e-mail.Ok?Beijuus!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Léia!!! Nao recebi sua mensagem via e-mail... Mande para kelly_sap@hotmail.com
    Abraço e uma ótima semana!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!