sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMO SERVIR VINHO


A bebida ideal para acompanhar uma refeição, principalmente no inverno, é o vinho.
No inverno é muito comum sermos convidados para um "Queijos & Vinhos" junto a amigos, ou um Fondue a dois (ou entre amigos), um jantar com uma massinha... 

Tudo isso fica ainda melhor se for acompanhado do vinho ideal.




Aqui em casa, eu não sou a pessoa quem escolhe a melhor garrafa, essa função é exclusiva do meu marido, que gosta e tem mais conhecimento a respeito do assunto. 


Minha função preferida é preparar o prato, arrumar a mesa, as taças... Essas coisas... 


Confesso que não bebia vinho até um tempo atrás, mas com o passar do tempo fui me acostumando e entendendo a perfeita harmonia entre o vinho certo+refeição... A experiência gastronômica é outra... Muito, muito, melhor! 


Mesmo não sendo a responsável por eleger a melhor garrafa, eu me interessei em aprender algumas coisas, e vou compartilhar com vocês. (Tenho certeza que aquelas mulheres nascidas e criadas em mil novecentos e antigamente, sabiam isso tudo, porque aprendiam em casa com a mãe... Pelo menos não pagavam mico. Bom pelo menos hoje em dia temos o Google para aprender algumas coisas rss)


Você sabe como servir o vinho? Qual taça usar, para que usar um decantador, quando abrir a garrafa, a temperatura ideal, qual a quantidade que deve-se colocar na taça?


Bem, vamos por partes, mas vale a pena aprender, porque na vida, todo conhecimento é válido, e mesmo que você esteja entre amigos, com seu marido, ou sozinha, todo cuidado valoriza o momento, e servir vinho no copo de requeijão não tá com nada, né amiga (o)? Vamos aprender! 


- Qual taça devo usar?


Apesar de gostar muito de taças, eu ainda não tenho todas que gostaria de ter.....


Dicas Gerais: A taça deve ser lisa, sem ornamentos, com um pé alto, o lado externo da taça onde está a bebida, não deve ter contato com a palma das mãos p/ que a temperatura do vinho não seja alterada.


Vinho Tinto. Quando você servir vinho tinto, a taça correta é aquela alta e mais larga... Por que? Gente, o vinho é uma ciência... rss . Vinho tinto ele tem uma concentração maior de aromas e sabores, por isso, ele precisa "respirar" mais, sendo assim: ele precisa de espaço! Essa taça proporciona o espaço que ele precisa para a respiração. 
Você vai encontrar um modelo mais bojudo e outro um pouco mais fechado em cima, conforme as fotos abaixo. Não entrando muito em detalhes, eu vou tentar resumir aqui pra vc: 


A taça mais fechadinha, chama-se Taça Bordeaux. Ela é indicada para vinhos mais "encorpados" (uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat entre outras). Elas são bojudas embaixo, mas em cima, ficam mais fechadas para reter mais o aroma do vinho. 








O outro modelo, também para o tinto, chama-se Taça Borgonha. É larga embaixo e mantém-se assim até em cima... Esse tipo de taça é indicada para servir vinhos mais complexos! Ou seja, são vinhos que precisam respirar ainda mais. E se você perceber, essa taça permite que seu nariz tenha mais proximidade com a bebida! Interessante, não é mesmo? A outra taça leva a bebida diretamente para sua língua, mas esta, permite que seu nariz "sinta" mais intensamente o aroma deste vinho... 






Vinho Branco e Rosé:


O corpo da taça do vinho branco é menor em relação à taça de vinho tinto. Motivo: Ele é um vinho mais frutado e precisa de uma temperatura mais baixa, ou seja, é servido mais geladinho. O fato de ser uma taça menos alta que a do vinho tinto, faz com que a pessoa receba imediatamente a bebida sinta mais claramente as notas de frutas do vinho. 




Em relação ao vinho rosé, a taça é parecida com a de vinho branco, a diferença está na abertura da taça, ela é mais bujuda... Isso ocorre, porque o rosé tem elementos do vinho branco (aroma) e tbm do vinho tinto (tanino). Mas, se você não tiver essa taça específica, utilize a taça para vinho branco, que é a mais apropriada!






Deu para entender as diferenças das taças?  
Então, se puder, procure ter um jogo dessas taças (cristal, por favor) para a perfeita degustação de seu vinho!


São os pequenos detalhes que valorizam os grandes momentos... Suas escolhas, sua delicadeza expressam sua consideração, seu cuidado com aqueles que você ama.


- Quanto Servir?


Por favor, JAMAIS encha as taças! Para o vinho tinto, preencha apenas 2/3 da taça  e vinhos brancos, não passe da metade! Regra de etiqueta e para melhor respiração do vinho.


- O que é e para que serve o Decantador?








O decantador é usado para servir o vinho tinto, principalmente os mais antigos. Como o vinho tinto é uma bebida que deve ser aberta antes de servir á mesa, o decantador é o recipiente adequado para proporcionar ao vinho, a respiração adequada. Essa passagem da bebida da garrafa para o decantador também serve para purificar o vinho. Nunca despeje toda a garrafa, você deve colocar apenas um pouco de vinho, conforme as imagens abaixo.


Vou ser sincera e sensata: Se você não tiver um decantador, tudo bem, quando puder, compre um bem bonito que vai dar um charme na apresentação da bebida... Essas coisas, a gente vai comprando conforme nossas prioridades são supridas/atendidas. Eu comprei um de presente para meu marido... É uma opção para quem aprecia! Veja alguns modelos para você conhecer...







- Temperatura Ideal: 
Vinhos brancos e rosés devem ser servidos em temperaturas mais baixas, entre 8º e 12 º, já os vinhos tintos, a temperatura deve ser ambiente! 
P.S: Acho que vale a pena complementar dizendo que existe um termômetro que vc compra para medir a temperatura do vinho. Algumas lojas vendem um kit de abridor+termômetro, muito legal até p/ presentear. Mas você encontrará o termômetro avulso para vender, a partir de R$ 10,00 na internet... Esse preço varia até R$ 60,00 + ou -.


- Quando abrir as Garrafas: 
Abra a garrafa de vinho branco no momento que for servir e as garrafas de vinho tinto 30 minutos antes de servir.


Gente, por hoje é isso... Espero ter ajudado. Se você quiser saber mais, vou indicar dois sites bem interessantes, que explicam detalhadamente os vários aspectos dessa bebida: Clube de Vinhos e o Revista Adega


Um brinde à vida, aos amigos,
 a todas as benção 
que temos recebido!

Bjs!




9 comentários:

  1. Legal... só uma dúvida como você sabe a temperatura ? tem um termômetro específico para bebidas?!

    www.virtuosissima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Existe sim, um termômetro para medir temperatura do vinho. Este instrumento é vendido em casas especializadas, geralmente, eles vendem um kit com o abridor + o termômetro... É maneiro até p/ presentear. Mas se não tiver o termômetro, coloque seu vinho na geladeira normalmente, como se fosse um refrigerante, um suco... Quando estiver gelado, sirva. O vinho tinto como é temperatura ambiente, não tem necessidade. Beijos!

      Excluir
  2. Já salvei o conteúdo do post, adorei e acho super importante dicas assim. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei aprender sobre vinhos!Não fazia idéia de quase nada!(rsrs..)Agora eu sei um pouqinho,né.
    Bom fds!
    Bjus
    =)

    ResponderExcluir
  4. nossa, menina, vc sabe mta coisa hein? fiquei de cara! Não sabia quase nada do que vc ensinou haauhau
    ah, pelo menos sabia que não se serve vinho em copo de requeijão, né? hahah!

    Beeeijooos,

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, ñ entendo nada sobre vinhos mas vc sabe tudo heim?
    Um ótimo final de semana!
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o post é sobre como servir alguns dos vários tipos de vinhos... Mas sobre o vinho mesmo, eu não sei muito, não... Estou aprendendo ;-)

      Excluir
  6. Desculpa ñ passar aqui durante essa semana viu, estava em prova. Mas irei retribuir todos comentários. Obg por seguir tb.
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por tirar minha dúvida kelly!! beijoos

    www.virtuosissima.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!