Então, eu fiz uma receita no dia dos namorados, que eu acho que cai bem para uma ocasião assim, onde queremos ter a opção de servir de maneira mais informal.
Querem aprender? Então, vamos lá! Ela é muito, muito fácil, não tem segredo, e com certeza absoluta, vc irá surpreender! Aprendi no programa "Que Marravilha" do chef francês Claude Troisgró. Se quiser ver o vídeo da receita, acesse aqui o link do programa e delicie-se. Ele é muito divertido!
BACALHAU ESPIRITUOSO DO CLAUDE...
Cortar as fatias de pão (pode ser pão de rabanada, pão italiano, pão português, etc), regar c/ um fio de azeite e levar ao forno pro aproximadamente 20 minutos.
Retirar do forno e esfregar um dente de alho nele. Fica deliciosa!
Comece o prato principal dessalgando o bacalhau. Usei 500 gramas do peixe.
Para dessalgar, eu faço assim: de véspera, lavo o bacalhau e o coloco dentro de uma vasilha de água. Troco a água de 2 em 2 horas. Começo fazendo isso a noite... Mas é claro que não troco a água pela madrugada... Hellow!!! (rss) Meio dia do dia seguinte, já está bom. Eu uso um bacalhau desses de supermercado, não uso aquela posta grooooossssoooona! Compro aquele que geralmente custa uns R$ 35,00 kg.
Então vamos às panelas:
Ferva 1 litro de leite com 4 dentes de alho cortados ao meio, 2 folhas de louro, 1 ramo de alecrim e um ramo de tomilho (o tomilho faltou aqui em casa, aí não rolou).
Ferveu o leite, desligue o fogo e coloque o bacalhau lá dentro da panela. Tampe e deixe por 15 minutos (mantenha o fogo desligado!!!). Quando retirar o bacalhau, reserve o leite!
Em uma panela a parte, aqueça 70 ml de azeite de oliva e refogue uma cebola grande bem picadinha e meia cenoura ralada, dois dentes de alho amassados, meia pimenta dedo de moça picadinha (cuidado com a pimenta, se não gostar muito, coloque a metade do que eu pedi).
Quando tudo isso estiver bem "puxado no azeite", junte o bacalhau já desfiado, ou despedaçado.
Misture bem e deixe cozinhar, vai levar no máximo uns 10 minutos. Ele tem que ficar bem sequinho.
Para completar este recheio, pegue 3 pães franceses e tire a casca. Umedeça-os no leite onde o bacalhau foi fervido, ficará uma pastinha mole. Junte esta pastinha de pão umedecido à mistura de bacalhau. Mexa bem. Ficará com uma textura de souflé... HUmmmmmmm! Prove o sal (se o bacalhau estiver salgadinho, não precisa colocar sal, pq se não... fica difícil!)
A textura fica diferente de antes da pastinha de pão... |
Para finalizar o prato, você deve preparar um molho branco da seguinte maneira:
Leve ao fogo 1 colher (sopa) de manteiga, acrescente 3 colheres de farinha de trigo, misture bem, ficará uma massinha, então junte 2 copos de 250 ml cada do leite onde o bacalhau foi cozido. Mexa pacientemente, deve levar uns 20 minutos para ganhar consistência de um mingau.
*Montagem:
Unte uma travessa com azeite, despeje o refogado de bacalhau e cubra com o molho branco e queijo parmesão ralado. Leve para gratinar, pro aproximadamente 20 minutos!
Se quiser seguir a sugestão de Claude para servir (assim como eu fiz): coloque uma porção do Bacalhau Espirituoso dentro de uma folha de alface americana, e "espete" uma torradinha.
Sirva!
Olhe mais de perto esta delícia...
Não esqueça de um bom vinho para acompanhar!
Beijos e ótimo
final de semana!
hum eu adoro bacalhau
ResponderExcluirbom fds, beijinhos
Hummmm!!! delicia delicia delicia...
ResponderExcluirquero já... rsrsrs
Bjinhos e dps passa lah no blog, sempre tem novidades!
Blog da Tainara
www.blogdatainara.com
Oi, Kelly
ResponderExcluirSó de ler o post fiquei com água na boca, já salvei a receita no minha pasta de receitas on-line e assim que der vou fazer aqui em casa.
Um ótimo fim de semana tão lindo quantas aquelas lavandas de ontem.
bjs
Rô
Que delicia!!! Amo bacalhau e parece bem simples de fazer!!! HUmmm agua na boca!!!
ResponderExcluirBjimm
OI Kelly!!
ResponderExcluirNão sou muito de bacalhau mas esse seu ficou lindo e parece delicioso!!!
Vou ver se me animo e faço.
Beijos e ótimo domingo
Andrea
Fiquei com água na boca!
ResponderExcluirBeijos
Cléo de Lucca
minhaamigamedisse.blogspot.com.br
amo vinho na comida! Guriaaa, to mega orgulhosa de mim, fiz um risoto de mignon com vinho tinto na louca este final de semana e acertei ele! Ficou super bom!
ResponderExcluirEu realmente não sou cozinheira, mas graças a Deus tudo que fiz até hoje deu certo!
Beeeijooos
http://www.youtube.com/blogdareh
http://re-becah.blogspot.com
Que bom, Rê. Isso mesmo! Tem que arriscar!
ResponderExcluirMas neste bacalhau, não entra vinho não, heim? Só pra acompanhar ;-)
Cozinha é assim:a gente aprende fazendo. Tudo vem com a prática. Eu tbm não sou a melhor cozinheira, mas os anos, a perseverança, me levou a melhorar desde quando comecei ;-)
Beijos!
Ops... !...me levaram!
Excluir