sábado, 9 de junho de 2012

TORTA DE BANANA DE BÚZIOS: QUENTINHA E DELICIOSA!

Para acalmar o frio, nada como um prato quente... Seja ele um almoço feito na hora, uma sopinha... E porque não... Uma Torta?

Torta quentinha é tudo de bom para este inverno, onde não nos interessamos tanto assim por sorvetes, tortas geladas...

Pensando nisso, dias atrás eu preparei aqui em casa (e compartilhei com uma vizinha querida) uma torta de banana muito famosa no Rio e até mesmo no Brasil, pois já foi tema de programa de Ana Maria Braga.

Estou falando da Torta de Banana de Búzios... 
Alguém conhece? Talvez você até já experimentou ou conhece por outro nome ;-)

Ela é comercializada em um lugar chamado Café Maré Mansa, na região dos Lagos, em Búzios.Todo mundo que vai lá, ama esta torta!

Vamos à receita que aprendi no antigo blog Rainhas do Lar.


TORTA DE BANANA DE BÚZIOS

* Ingredientes:

5 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
150 g de manteiga derretida
14 bananas ( 3kg) nanicas (d'água) cortadas em fatias
150 g de chocolate meio-amargo cortado em pequenos quadrados

Modo de fazer:

1. Em uma batedeira, bata os ovos (gema e clara) por aproximadamente 5 minutos. Reserve.
2. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o açúcar, a canela em pó e o fermento em pó. Reserve.
3. Unte uma assadeira retangular com manteiga e depois forre o fundo, com metade das fatias de banana. 

4. Regue com metade da manteiga derretida.
5. Com as mãos, polvilhe metade da mistura de farinha de trigo, açúcar e canela, cubra com metade dos ovos batidos.

6. Repita as camadas dos itens 3,4,5.

7. Leve para o forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos, ou até a torta ficar dourada.
8. Retire do fono e incruste aleatoriamente os pedaços de chocolate meio-amargo.


Sirva preferencialmente morna, e inclusive, você pode acrescentar uma bola de sorvete de creme.

Dica: Quando a torta esfriar completamente, e vc quiser saboreá-la quentinha novamente, leve ao microondas por 20 segundos. Ela fica quentinha e o chocolate volta derreter... Hummm! Tudo de bom!

Aqui, uma foto do lugar onde surgiu esta delícia...



Espero que vocês façam esta receita, pois agrada geral e é muito fácil!

Beijos!

20 comentários:

  1. Nossa amiga, em minhas férias passei em Búzios. Se eu soubesse desse lugar e dessa torta maravilhosa com certeza tinha parado lá hehehe
    Bjs e ótimo domingo!
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Torta de banana tudo de bom, farei amanhã para maridão, que adora...um bjo.

    ResponderExcluir
  3. hum que delicia!
    ótima semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que deliciaaaaaaaaaaaa essa torta, amoo torta de banana, bolo de banana tudo tudo!! humm deu água na boca!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kelly

    Vim retribuir a sua visita em meu cantinho e fiquei com agua na boca quando me deparei com essa delicia de torta, com certeza vou me arriscar a fazer.

    Parece tão apetitosa, senti até o cheiro rsrsrs no meu blog tem um Bolo de banana muito gostoso e fácil, vale a pena experimentar.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. eu fui esse fim de semana em Búzios e provei dessa torta na maré mansa amei vou tentar fazer em casa maravilhosa recomendo a todos bjsss

    ResponderExcluir
  7. Ficou deliciosa!!!

    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  8. Ficou deliciosa!

    Obrigada por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz que todos que fizeram rss receita, deu certo! É uma delícia mesmo!!!

    ResponderExcluir
  10. Estive neste café, inesquecifel, encomendei uma torta e trouxe na mao de avião para Manaus...agora vou tentar fazer aqui!
    obg pela receita!
    Fabricia

    ResponderExcluir
  11. Estive neste café quando fui p minha lua de mel agora em nov. adorei a torta ficamos tao viciado que trouxemos uma no colo aqui p Manaus..rs
    obg vou fazer aqui tomara que de certo!

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Minha duvida é se esse chocolate é aquelas barras de cobertura ou chocolate normal?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila! Pode usar chocolate normal mesmo, foi o que usei!

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila! Pode usar chocolate normal mesmo, foi o que usei!

    ResponderExcluir
  15. Nunca fui a Búzios, mas fiz esta tora , é uma maravilha

    ResponderExcluir
  16. KKKK..entrei no google despretensiosamente (não achei que fosse encontrar exatamente a esta torta) e olha ela aí!
    Amo esta torta, e sempre que vou a Búzios, este café é parada obrigatória. Vou fazer hj mesmo,obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fico feliz em cooperar com sua busca ;-) Depois conte se gostou! Bjs

      Excluir
  17. Eu já a conheço, é maravilhosa, mas muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Estive em Búzios por 5 dias. Comi essa torta 5 dias kkk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!